O Sindicato das Empresas de Turismo de São Paulo (Sindetur/SP), presidido por Eduardo Vampré do Nascimento, agradece o apoio da entidade homônima carioca, presidida por Aldo Siviero, no que tange às cobranças abusivas feitas pelas companhias aéreas em casos em que há remarcação de passagens.
No último mês de 2011, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, notificou as empresas aéreas TAM, Gol, Azul, Avianca e Webjet sobre procedimentos para cancelamento e alteração de voos. A notificação também questionava as companhias a respeito da aplicação de multas nas alterações de passagens e sobre os procedimentos disponibilizados ao consumidor para a desistência da compra do bilhete aéreo realizada pela internet. O objetivo da medida é mapear os procedimentos adotados pelas empresas, assegurando informações claras aos consumidores, a fim de prevenir conflitos.
Em janeiro deste ano, a Câmara de Turismo, que reúne o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP), a Associação Brasileira das Agências de Viagens de São Paulo (Abav/SP), a Associação de Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas de São Paulo (Abracorp), enviou comunicado ao DPDC mostrando indignação com relação às atitudes abusivas adotadas por um número cada vez maior de companhias aéreas e parabenizando a iniciativa do órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, que prevê estruturar medidas de fiscalização e controle a tais empresas.
Em novembro do ano passado, os presidentes da Abav/SP, Edmar Bull (em exercício), Abracorp, Francisco Leme da Silva (seu mandato terminou em fevereiro de 2012 e ele passou o cargo para Bull), Aviesp, William Périco, e Sindetur-SP, Eduardo Nascimento, encaminharam individualmente uma carta ao gerente Brasil da Pluna Líneas Aéreas Uruguayas S. A., Gonzalo Mazzaferro Gilmet, a propósito da decisão unilateral da companhia aérea de retirar seu conteúdo do GDS Sabre.
Soma-se a essas ações o incentivo de Siviero, que sugere aos associados que enviem documentação que comprove o atraso no reembolso por parte das empresas aéreas.
|