SERCCO – Serviço de Cobrança de Comissões é um auxÃlio para as agências de turismo associadas,
no recebimento de comissões, atrasadas ou não pagas, pelos fornecedores de serviços turÃsticos.
O SERCCO – Serviço de Cobrança de Comissões, criado e mantido pelo Sindetur-SP, serve de apoio à s agências de turismo associadas ao sindicato para solucionarem pendências relativas à s cobranças de comissões, devidas por fornecedores de serviços turÃsticos nacionais, ou internacionais, estes com representação legal no Brasil, obteve resultados recordes no primeiro semestre de 2011, com 92% dos processos de cobranças solucionados, arrecadando mais de R$ 70 mil de comissões atrasadas ou não pagas pelos fornecedores.
Associados satisfeitos
O empresário Adalberto Santana do Canto, Diretor da Solfesta Turismo elogia “Nos três últimos anos, de 2009 para cá, o SERCCO, serviço de auxilio para recebimento de comissões do Sindetur-SP recuperou para a Solfesta Turismo mais de R$ 68 milâ€. Wilson Akira Nakata, Diretor da Tak’s Tour, concorda: “Trata-se de um importante benefÃcio proporcionado pelo Sindetur-SP e que é disponÃvel a todas as agências associadasâ€. Além de recuperar comissões com diárias de hotéis, o diretor da Talk´s Tour também obteve o apoio do SERCCO para solucionar pendências com locadoras de automóveis.
Procedimentos
A agência de turismo associada deve enviar para o SERCCO os dados básicos dos serviços turÃsticos cujas comissões estão em aberto, tais como: nome do fornecedor, tipo de serviço utilizado, nome do cliente, descrição dos serviços prestados, data da reserva, perÃodo de utilização, a forma de pagamento e o valor da comissão devida, anexando os comprovantes de toda a operação. O Sindetur-SP envia ao fornecedor de serviços turÃsticos uma carta cobrando uma posição sobre a pendência, troca informações e orienta o processo e, se no prazo máximo de 30 dias, o estabelecimento ou prestador de serviço turÃstico não tome providências, será enviada nova carta dando prazo de cinco dias para uma solução, senão o mesmo será incluÃdo na lista de maus fornecedores e, ainda, terá o seu nome divulgado para as agências de turismo representadas pelo Sindetur-SP, a seção regional e nacional da entidade de sua atividade econômica e para as entidades de agenciamento Abav, Abracorp e Aviesp.
“O SERCCO é apenas um exemplo do trabalho desenvolvido pelo Sindetur-SP em permanente apoio aos agentes de turismoâ€, declara Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP, que recomenda à s associadas contato com o SAA – Serviço de Atendimento ao Associado, através do e-mail saa@sindetursp.org.br ou telefone 3224 8544, para melhor conhecer as facilidades e serviços oferecidos.
|