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Arquivo | Turismo

CRUISE DAY 2007 DEBATE O FUTURO DOS CRUZEIROS NO BRASIL

Um debate, mediado pelo jornalista Joelmir Beting, com os principais especialistas em cruzeiros marítimos do Brasil, discutiu o futuro do segmento no país

O debate sobre o mercado de cruzeiros marítimos operados na costa brasileira e no exterior foi aberto por uma palestra do jornalista Joelmir Beting, que destacou o potencial do segmento de cruzeiros, não explorado totalmente no Brasil. O jornalista ressaltou que o lazer já está na cesta básica do brasileiro, mas que ainda há um hiato muito grande. “Exploramos apenas 16 ou 17% de um universo de 5 milhões de turistas em potencial. Nos Estados Unidos e Europa, esse potencial é explorado 100%”.

Participaram do debate o presidente do SINDETUR-SP e da ABREMAR, Eduardo Nascimento, o presidente da ABAV-SP, Juarez Cintra, o diretor da Concais, Flávio Brancato, o presidente da CVC, Guilherme Paulus, o diretor comercial da MSC Adrian Ursilli, o diretor da Sun & Sea, Dado Nascimento e a gerente de Marketing e Vendas da Costa Cruzeiros, Cláudia Del Valle.

O principal tema abordado no debate foi a infra-estrutura portuária no país. Beting disse que no próximo mês de agosto, o Ministério do Planejamento irá apresentar o chamado PAC da Logística, com investimentos na ordem de R$ 9,7 bilhões para reestruturação, modernização, ampliação, digitalização dos sistemas, construção de torres e terminal de passageiros e cargas em 12 portos brasileiros.

Eduardo Nascimento afirmou que o país ainda esta engatinhando no que diz respeito à infra-estrutura dos portos para cruzeiros de cabotagem. Para ele, é necessário estimular a criação de novos portos de embarque e desembarque com o objetivo de receber cruzeiros de cabotagem e de longo curso. Para isso, Nascimento propõe a criação de portos de visitação, especialmente no Nordeste. ”Teremos em breve uma reunião com o Ministério do Turismo e vamos propor regras de incentivos para o setor através de parcerias público-privadas”.

Brancato, da Concais, ressaltou o crescimento do porto de Santos, que aumentou sete vezes em relação à 1998, de 5 mil m² para 35 mil m². “Estamos satisfeitos com o reconhecimento, mas sabemos que ainda há muito a fazer. A visão empresarial percebeu que haveria um crescimento significativo, por isso foi investido e continuará sendo investido mais”, disse.

O comissionamento dos agentes de viagens também foi discutido. O presidente da ABAV-SP, Juarez Cintra afirmou que os cruzeiros marítimos pagam boas comissões às agências, além de ser um produto que fideliza o cliente. “As armadoras, além de não reduzirem a comissão, não concorrem conosco vendendo pela web”.

O diretor da Sun & Sea, Dado Nascimento lembrou que há hoje um número muito maior de agências vendendo cruzeiros marítimos do que há cinco anos. "Essa comissão vem sendo pulverizada. Hoje temos uma base de cem agências ofertando produtos nesse segmento, quando esse número não passava de 30 em 2002".

Cláudia Del Valle, da Costa Cruzeiros, falou sobre a fidelização do cliente proporcionada pelos cruzeiros marítimos por ser o produto turístico com o maior custo benefício do mercado. “Quem oferece o primeiro cruzeiro marítimo acaba se tornando o agente preferencial deste cliente. Se ele começa com um roteiro de três dias, depois ele pode partir para um maior, um temático ou até um para o exterior”, disse. "Os cruzeiros temáticos são a grande tendência do mercado, pois a programação é toda desenvolvida em cima de um tema e encantam quem participa", completa.

Guilherme Paulus da CVC ressaltou a boa expectativa em relação ao trabalho da ministra Marta Suplicy e o otimismo do trade em relação ao crescimento. “A indústria do turismo está otimista, ainda mais com o projeto do crédito consignado. Sentimos que há uma equipe que quer fazer um trabalho grande e se mostrou de portas abertas para os cruzeiros marítimos”.


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