Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, no restaurante Capim Santo, em São Paulo, a ABAV/SP e o SINDETUR/SP oficializaram o lançamento do primeiro evento exclusivamente destinado ao treinamento e capacitação de agentes de viagens visando o incremento da comercialização de cruzeiros marÃtimos no mercado brasileiro. A edição número 1 do Cruise Day, a ser mediado pelo jornalista Joelmir Beting, será no próximo dia 3 de outubro, no Novotel Jaraguá, na capital paulista. Durante um dia inteiro, das 10h à s 18 h, quatorze empresas expositoras (Blue Sea Cruises, Costa Cruzeiros, CVC, Discover the World, Firstar Representações, Interamerican, MSC Cruzeiros, Navigare, PÃer 1, Qualitours, Queensberry, South Marketing e Sun & Sea) apresentarão seus produtos – durante palestras, debates e workshops – aos profissionais de turismo interessados em conhecer melhor o segmento de cruzeiros marÃtimos, um dos mais rentáveis e promissores dentro do setor de viagens, com um crescimento em torno de 25,5% ao ano e previsão de movimentação de 290 mil hóspedes para a próxima temporada (2006/2007), contra 239 mil da anterior.
Os organizadores prometem responder muitas perguntas dos participantes, dentre elas: de que maneira os cruzeiros marÃtimos asseguram receitas à s agências? Como apresentar a oferta disponÃvel de modo adequado? Quais os diferenciais competitivos de cada empresa marÃtima? Quem deve embarcar neste ou naquele roteiro ou navio? O que caracteriza e recomenda um cruzeiro temático? É possÃvel agregar produtos e serviços à s férias a bordo?
Como as vagas são limitadas e os lugares já estão quase lotados, é recomendável garantir a participação no Cruise Day inscrevendo-se no www.cruiseday.com.br ou enviar e-mail para secretaria@cruiseday.com.br. Para atender à demanda de inscrições de agentes de outras localidades, os organizadores fecharam acordo com diversos hotéis de São Paulo, garantindo, assim, condições especiais para sua acomodação durante o evento.
Iniciativa oportuna
De acordo com Juarez Cintra, presidente da ABAV/SP, a decisão de se criar um fórum surgiu com a constatação do número crescente de navios que a cada ano aportam no litoral brasileiro, resultado da enorme demanda dos cruzeiros marÃtimos como opção de férias para todas as faixas de público. Para a próxima temporada de verão 2006/2007 está previsto um total de onze transatlânticos, o que também assegura a geração de receita (comissão mÃnima de 10%, superior à s das companhias aéreas) e a criação de postos de trabalho para as agências de viagens, bem como a otimização do número de empregos e de divisas para o paÃs como um todo, uma vez que os cruzeiros marÃtimos também contribuem para as vendas de diárias de hotéis, passagens aéreas, serviços de assistência ao viajante etc.
Além disso, para Eduardo Nascimento, presidente do SINDETUR/SP, a iniciativa serve igualmente para renovar os laços de parceria entre duas entidades representativas do setor que de longa data se dedicam ao aprimoramento da mão-de-obra para o segmento de turismo, reforçado pelo apoio recebido da Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas MarÃtimas) e Redecard / Mastercard. Segundo Ilya Hirsch, vice-presidente da entidade e especialista no segmento, o evento reveste-se de igual importância pelo fato dos cruzeiros pela costa brasileira servirem de estÃmulo posterior para viagens ao exterior, movimentando o setor em âmbito global. “São 10 a 15 novos navios lançados todos os anos, ao custo de US$ 800 milhões cada um. São números impressionantes e um investimento de retorno garantido, se levarmos em conta que cerca de 12 milhões de pessoas realizam cruzeiros em todo o mundoâ€, contabiliza, explicando a necessidade de um equilÃbrio em termos de sazonalidade e demanda para novos destinos, no perÃodo de inverno no hemisfério norte: “Assim como as aeronaves, os navios precisam estar em atividade constante, e nossa região é uma excelente alternativa (concorrendo com Ãsia e Ãfrica) a ser incluÃda nos roteiros das armadoras internacionais, embora ainda soframos com regulamentações, taxas e limitações de ordem estrutural, conseqüência da falta de investimentos em nossos portos de atracação.â€
Crescimento global
O diretor de Cruzeiros da ABAV/SP, Ricardo Amaral, também presente ao encontro, contextualizou na ocasião a importância dos cruzeiros marÃtimos para nossa economia, que gera oportunidades de novos negócios e empregos, com base num recente estudo divulgado pela Abremar (“Caracterização da Demanda e Dimensionamento de Impactos Econômicos das Viagens de Cruzeiros MarÃtimos no Brasilâ€): “Em termos gerais, podemos afirmar que houve um vigoroso crescimento no número de passageiros dos cruzeiros marÃtimos (58%) em relação à temporada passada no Brasil, sendo que a atividade responde pela atração de importante parcela de turistas estrangeiros (cerca de 10% do total de passageiros). Os impactos econômicos totais da atividade de cruzeiros marÃtimos na temporada 2005/2006 foi de R$ 245,6 milhões (geração de renda) e criação de 14,1 mil empregos.†Só para efeito de comparação, o impacto econômico da indústria de cruzeiros marÃtimos sobre a economia norte-americana foi de US$ 32.4 bilhões em 2005, de acordo com o International Council of Cruise Lines (ICCL). Os números dos EUA demonstram o potencial de crescimento que a atividade poderá ter num futuro próximo no Brasil.
Aviso de pauta
Logo após os debates da manhã, no dia 3 de outubro, o Cruise Day prevê a realização de uma coletiva de imprensa, com a participação dos representantes das empresas marÃtimas participantes do evento. Na oportunidade, a ABAV/SP, o SINDETUR/SP e o IPETURIS/SP anunciarão a assinatura de um convênio com a Universidade de São Paulo (USP), pelo qual será realizada uma pesquisa de caracterização das agências de viagens participantes do Cruise Day e o dimensionamento das potencialidades de negócios decorrentes da capacitação dos atuais e futuros profissionais (estudantes do curso de Viagens e Lazer da USP) do setor. |