Encerrou-se há pouco a 6ª Reunião Ministerial da Iniciativa de Transportes do Hemisfério Ocidental (ITHO), que aconteceu ontem e hoje no hotel Casa Grande, no Guarujá (SP). Durante dois dias, 14 ministros e 54 representantes do continente (com exceção de Cuba) debateram ações com o intuito de apontar soluções que viabilizem o crescimento e o desenvolvimento de serviços de transportes.
Leia, a seguir, a íntegra do discurso de encerramento do ministro dos Transportes:
“O resultado deste encontro ministerial nos permite asseverar que da conjunção de ações e da convergência de interesses depende a prosperidade dos sistemas de transportes da nossa região.
Um dos pilares da política externa do presidente Lula repousa na integração regional, que vai ao encontro do desejo de todo o continente. Cabe-nos, pois, seguir estimulando o diálogo em torno das potencialidades que nos vinculam.
Expresso minha satisfação com a cordialidade do diálogo mantido sobre os múltiplos assuntos que constituíam o temário da nossa reunião, cujo conteúdo está à vista, graças à esclarecida orientação dos ilustres expositores e debatedores, eficazmente assessorados por seus delegados.
No decorrer deste encontro, foram tratados assuntos de grande interesse para todos nós, dentre eles aqueles mais diretamente ligados com o tema central da próxima Cúpula das Américas.
Nesse particular, ressalto as negociações com o FMI, onde foi estabelecido um processo de seleção de projetos de infra-estrutura de transportes competitivo, de modo a manter a sustentabilidade fiscal e a eficiência orçamentária do país. Trata-se de uma iniciativa inovadora, com o objetivo de melhorar a gestão do gasto público, podendo tornar-se, futuramente, uma prática constante em todos os países do hemisfério que vivenciam os mesmos problemas com a obrigatoriedade de gerar superávit primário. Enfatizo também as ações voltadas para o bem-estar das populações carentes, através da implementação de programas comunitários de melhoria de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção agrícola e o acesso das pessoas aos serviços essenciais, como saúde e educação.
Considero igualmente oportuno ressaltar as ações que os países membros vêm realizando no campo da segurança do transporte aéreo e do transporte rodoviário, bem como da segurança marítima e portuária, reconhecendo, nestes setores, o trabalho e o apoio que vêm oferecendo a organização marítima internacional e a comissão interamericana de portos da OEA.
A cada encontro, aditamos novos elos a este fórum de cooperação arquitetado pela Cúpula das Américas, que vem prestando seus serviços às causas integracionistas.
Cada item agendado constitui área favorável à troca de experiências, à reciprocidade de ajuda, à soma de esforços e grandes realizações no campo dos transportes, assegurando um maior grau de prosperidade ao espaço que habitamos.
O Brasil, ao deixar a presidência do comitê executivo da ITHO, reverencia os novos eleitos, desejando-lhes pleno êxito no desempenho de suas respectivas atribuições, vislumbrando o início de idéias inovadoras e de um caminho fértil para o próximo biênio.
Estou convicto de que a sexta reunião de ministros e autoridades responsáveis pelos transportes do hemisfério ocidental encerra seus trabalhos logrando apresentar aos chefes de estado e de governo da Cúpula das Américas uma declaração concisa dos nossos procedimentos, orientados para o bem comum e a melhoria dos sistemas de transportes.
Dirijo meus especiais agradecimentos a todos que atenderam ao meu chamado e espero que levem do Brasil as melhores impressões. Tenham todos um excelente regresso aos seus países.
Com estas palavras declaro encerrada a reunião. Muito obrigado”.
Alfredo Nascimento
Guarujá, 26 de agosto de 2005
Assessoria de Comunicação Social/Ministério dos Transportes
Fonte: Ascom/MT (61) 3311-7038/7039 |