Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Transportes

Discurso de abertura pelo Ministro Alfredo Nascimento

O Ministro de Estado dos Transportes do Brasil, Alfredo Nascimento, conduziu a abertura da VI Reunião Ministerial da ITHO. Confira a íntegra do discurso.

"Senhor Dario Rais Lopes, Secretário de Estado dos Transportes de São Paulo, representando o Governador Geraldo Alckmin; Major Brigadeiro- do-Ar Jorge Godinho Barreto Nery, Diretor-Geral do Departamento de Aviação Civil, representando o Ministro da Defesa, José Alencar; Senhor Prefeito do Município de Guarujá, Farid Said Madi; Senhores Ministros e Autoridades Responsáveis pelos Transportes dos Países Membros do Hemisfério Ocidental; Demais Autoridades; Senhoras e Senhores.

O Brasil tem grande orgulho de sediar a Sexta Reunião de Ministros da Iniciativa de Transportes do Hemisfério Ocidental, que congrega os representantes mais expressivos da comunidade dos transportes do continente americano, imbuídos do propósito de coadunar idéias para realizar projetos verdadeiramente benéficos ao desenvolvimento dos nossos países e ao bem-estar das nossas populações.

A descoberta da América no Século XV deu início a um novo tempo de significativas mudanças políticas, econômicas e sociais no mundo e, desde então, um longo caminho de lutas e conquistas vem delineando a história das nações americanas em torno do objetivo maior de liberdade e respeito às diversidades étnicas e culturais dos nossos povos.

Nesse contexto histórico, propomo-nos aqui a discutir todas as formas de viabilizar projetos e imprimir ações no âmbito dos transportes que, de fato, levem à integração deste grande continente – o segundo maior do mundo, com uma superfície superior a 40 mil quilômetros quadrados. Temos, portanto, uma tarefa árdua, que certamente cumpriremos graças à conscientização e ao esforço de todos, dentro dos princípios que regem esta iniciativa hemisférica.

Há, ainda, muitos obstáculos a serem superados, mas alguns passos importantes têm sido dados na busca de soluções viáveis para financiamento de projetos, segurança aérea, portuária e rodoviária, melhoria de acesso para as populações carentes, aprimoramento da logística de transporte através da otimização do uso de todos os modais, entre outros tópicos relevantes a serem tratados e debatidos neste encontro.

Sem dúvida, essa interação entre todos nós é imprescindível para o alcance de um objetivo comum, concentrado na nossa vontade expressa de manter um sistema de transportes confiável, eficiente e sustentável, contribuindo para o aumento da competitividade dos nossos produtos e para o atendimento das necessidades básicas dos cidadãos, sobretudo no tocante ao exercício do seu direito de locomoção, reconhecido universalmente.

Teremos hoje um relato dos principais avanços alcançados em cada um dos temas que nos compete discutir, o que nos possibilitará trocar experiências e informações sobre programas de treinamento e capacitação, transferência de tecnologia, regulação e harmonização de normas, mecanismos de financiamento, participação dos agentes envolvidos no setor, novas parcerias, critérios para o transporte de produtos perigosos, medidas para o enfrentamento de desastres naturais, implementação de obras estruturantes, melhores práticas para a preservação do meio ambiente, geração de empregos no campo dos transportes e outros assuntos pertinentes.

Nossa missão agora é trabalhar nesses temas de maneira integrada e objetiva, atendo-nos à visão social e econômica dos transportes, na sua função primordial de acessibilidade e mobilidade de passageiros e cargas.

A ITHO não é uma iniciativa isolada. Ela está inserida no processo da Cúpula das Américas. Portanto, cabe-nos levar as conclusões daqui resultantes àquele fórum maior, que reunirá, em novembro, na Argentina, os Presidentes dos nossos países para uma abordagem ampla da questão social.

É necessário, portanto, que nos comprometamos a imprimir um ritmo dinâmico às nossas discussões, enfocando a visão intersetorial dos transportes em suas relevantes interfaces com outros segmentos da economia, tais como energia, turismo, meio ambiente, desenvolvimento regional e recursos hídricos.

Tenho certeza de que, unidos nos mesmos propósitos, obteremos o êxito desejado em nossa nobre missão.

Agradeço a presença de todos e desejo-lhes uma boa estada no Brasil.

Muito obrigado".


Mais informações para a imprensa:
Guta Campos
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9919-7248
E-mail: gutacampos@uol.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br