António Loureiro, 52 anos, é atualmente diretor geral da Travelport para Portugal, Brasil e Espanha. A empresa é lÃder nacional no que diz respeito ao fornecimento de soluções tecnológicas e inovadoras na área do turismo, tendo implantado a maior rede de dados privada para o setor em Portugal. Atuando na Travelport desde 1992, ano em que desempenhava a função de coordenador de Migração de Sistemas, Loureiro também foi diretor de Marketing e Vendas antes de assumir a direção geral da empresa, em 1999.
Os primeiros passos de sua trajetória profissional foram na área de publicações. Mas ele decidiu se dedicar a um outro setor: o de transporte aéreo, ascendendo ao cargo de técnico comercial na companhia Ligações Aéreas Regionais (LAR). E em 1986 abraçou um novo desafio, desta vez nos Açores. Durante dois anos, foi responsável, no arquipélago, pela representação de companhias áreas norteamericanas, entre as quais estavam a American Transair. Após a experiência, retornou à LAR com uma nova responsabilidade: o controle operacional da companhia, cargo que ocupa há quatro anos.
No percurso acadêmico de Loureiro encontra-se a fundação do MBA Executivo em Gestão de Negócios do Turismo na Universidade Autônoma de Lisboa (2004), no Módulo Sistemas de Informação TurÃstica, no qual atual como docente até o momento.
Sua vasta experiência o leva a ser considerado um dos executivos que mais entendem sobre a realidade do setor turÃstico, o que o faz ser frequentemente convidado para participar de palestras e seminários promovidos por entidades do setor nacionais e internacionais. Além disso, ele viaja bastante, quase sempre a trabalho. Apaixonado por história contemporânea, costuma visitar os locais onde ocorreu a II Guerra Mundial, conflito cuja história conhece como poucos. O responsável da Travelport também encontra na música uma de suas paixões, tendo uma admirável coleção de discos de vinil e CDs.
|