Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Travelport segue investindo na preservação ambiental com o 34° ECB

Travelport e Braztoa unem-se mais uma vez para neutralizar as emissões de carbono do Encontro Comercial Braztoa

São Paulo, 2 de setembro de 2010 – A Travelport, uma das líderes mundiais em sistemas de distribuição global (GDS) e que opera as plataformas Galileo e Worldspan, com o objetivo de estimular ações de preservação ambiental entre os profissionais da área de turismo, dá continuidade à ação “Por um trade mais verde”, durante o 34º ECB, (23 e 24/09), que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Serão plantadas 783 mudas de árvores, como forma de compensar o gás carbônico (CO2) emitido durante a organização desta edição, que reúne as principais operadoras turísticas do país. O cálculo da quantidade de árvores necessárias para compensar as emissões foi feito pela Key Associados e as árvores serão plantadas com o apoio da ONG SOS Mata Atlântica.

“Em 2010, avançamos nossa campanha global, renovando a parceria com a entidade representativa das operadoras turísticas que atuam no mercado brasileiro, imprimindo esforços no sentido de contribuir com a conscientização dos profissionais do setor de viagens organizadas que, certamente, desempenharão importante papel durante os preparativos do país para sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, entre outros mega eventos, esportivos ou não, que identificam o destino como um dos mais preparados para receber visitantes internacionais, em viagens de lazer e a negócios”, afirma António Loureiro, diretor-geral para a Travelport Portugal e Brasil.

Segundo Ana Carina Alzugaray – operadora Landscape e diretora socioambiental da Braztoa, “a Travelport é grande parceira da Braztoa e tem nos ajudado muito, nas últimas edições do Encontro Comercial, a conscientizar os agentes de viagem sobre a importância de neutralizar a emissão de carbono. Por meio de um hotsite, os agentes vem sendo convidados a calcular a emissão de carbono e mostramos como isso está sendo neutralizado. A Braztoa recentemente alterou seu estatuto, contemplando agora a preocupação com a necessidade de buscar ações sustentáveis, tanto nos eventos da entidade quanto nas ações de seus associados”.

Idealizada pela empresa de tecnologia para a indústria de viagens, a campanha “Por um trade mais Verde” compõe os investimentos da Travelport em projetos ambientais, de maneira a compensar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Para chegar ao número de árvores necessárias, a fim de compensar as emissões de CO2 emitidas direta e indiretamente pelo evento, a consultoria Key Associados levantou as fontes de emissão de gases de efeito estufa do evento e quantificou-as com base em informações fornecidas pela Travelport e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa. No levantamento, ficou constatado que, ao final do encontro, serão gerados 109,55 tCO2e (toneladas de gás carbônico equivalente), número que também inclui o deslocamento dos envolvidos na organização do evento, por via terrestre e aérea, além de considerar a emissão de CO2 das caravanas de visitantes de outras cidades, organizadas pela organização do evento.

O programa de compensação de emissões faz jus ao selo Plantamos Árvores, concedido pelo Instituto Totum em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento do projeto. “Esse tipo de ação é muito importante, porque dá grande visibilidade aos projetos de compensação de emissões e contribuiu não só para a compensação em si, mas, igualmente, para a divulgação dessa prática perante o grande público, estimulando outras empresas adotarem estratégias semelhantes”, elogia a consultora do Instituto Totum Cláudia Veiga Jardim.

O site www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverdejá está no ar à disposição dos visitantes e expositores, com a calculadora ambiental a fim de sensibilizar o trade para juntar-se a causa e neutralizar as emissões do deslocamento de cada um.

Desenvolvida pela Key Associados, a ferramenta mede as emissões de CO2 geradas pelo transporte de cada um ao evento e informa quantas árvores nativas da Mata Atlântica devem ser plantadas para que tais emissões sejam compensadas. Essa indicação leva em conta pesquisa da própria consultoria e da SOS Mata Atlântica, segundo a qual, em média, uma árvore nativa da Mata Atlântica sequestra 140 Kg de CO2 equivalentes em 20 anos.

Sobre a Travelport www.travelport.com

A Travelport é a provedora de serviços líder em soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens.

Presente em 160 países, com cerca de 5.400 funcionários e receita de 2.2 bilhões de dólares em 2009, a Travelport é formada pela divisão do sistema de distribuição global (GDS, na sigla em inglês), que inclui as marcas Galileo e Worldspan; pela GTA, provedora multicanal líder em serviços de hotelaria e terrestres; e a Airline IT Solutions, que hospeda aplicativos cruciais e oferece soluções corporativas e de análise de dados para grandes companhias aéreas.

A Travelport também possui cerca de 48% da Orbitz Worldwide (NYSE: OWW), líder mundial entre as agências online de viagens. A Travelport é uma companhia privada, propriedade do The Blackstone Group, da One Equity Partners, da Technology Crossover Ventures e da administração da Travelport.

Siga a Travelport no Twitter em @TravelportNews

Sobre a BRAZTOA

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), fundada em 1989, é a mais importante e representativa entidade do setor no país, com abrangência nacional. Reúne atualmente 78 associados, responsáveis por mais de quatro mil empregos diretos, 80% dos pacotes turísticos comercializados e 20% dos bilhetes emitidos no pais. Seus associados representam, com exclusividade, mais de 200 produtos entre companhias marítimas, redes hoteleiras, locadoras de veículos, companhias aéreas, cartões de assistência internacional, organismos de turismo, operadoras internacionais, parques de diversões etc.

Sobre a Key Associados

A Key Associados é uma empresa que presta serviços de consultoria, assessoria, auditoria e treinamento em gestão de negócios nas áreas de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Mercado de Carbono, Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, Alimentos e Responsabilidade Social. Desde sua fundação, em 1997, atua a partir da análise de fatores econômicos, ambientais e sociais nos quais os clientes e seus stakeholders estão inseridos. Localizada em São Paulo, com filial em Belo Horizonte, conta com uma equipe de mais de 60 consultores associados.


Mais informações para a imprensa:
Karina Rodrigues
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8527
E-mail: redacao1@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br