Como parte de seu contínuo programa de investimento em tecnologia, a Travelport, uma das principais fornecedoras de sistemas de distribuição global (GDS) do mundo e operadora das plataformas Galileo™ e Worldspan™, e a IBM [NYSE: IBM] anunciaram um novo acordo de fornecimento de software, desenhado para acelerar o serviço para os atuais clientes, abrir novos mercados e expandir as opções de viagens para os consumidores.
Segundo o contrato plurianual e multimilionário, a IBM vai fornecer importantes upgrades de sua plataforma tecnológica de última geração para a arquitetura de sistemas e a infraestrutura de software já existentes da Travelport. O novo investimento em software da IBM tem por objetivo permitir que a Travelport processe mais do que o dobro de informações de seus clientes em 160 países, incluindo milhares de agências de viagens, hotéis e locadoras de veículos, operadoras de turismo e de cruzeiros, além das principais redes ferroviárias.
A Travelport utilizará as tecnologias da IBM e trabalhará em conjunto com a empresa para fazer o upgrade de seu principal sistema operacional para o IBM z/Transaction Processing Facility (zTPF). O contrato também traz itens do portfólio de software da IBM, como WebSphere, Rational, Tivoli e produtos Information Management, além de toda a gama de servidores e produtos para armazenamento da IBM. Com isso, A Travelport terá uma moderna plataforma de arquitetura orientada para serviços (SOA, a sigla em inglês), que permitirá que desenvolvedores rodem aplicações no software middleware, o qual oferece o melhor suporte a esta plataforma As funções de interface do usuário, por exemplo, rodam melhor no Servidor de Processos WebSphere, ao passo em que partes dos aplicativos que criam, leem, atualizam ou deletam arquivos de reservas de viagem trabalham melhor no zTPF.
A contínua modernização de seu ambiente tecnológico é um item primordial na estratégia da Travelport para sustentar o crescimento do seu negócio, além de oferecer aos seus clientes o sistema mais eficiente, e de última geração, para processamento de transações de viagem. Desta maneira, as opções para os clientes serão ampliadas, já que a Travelport será capaz de ampliar a busca, combinação e integração de conteúdo relacionado a viagens a partir de múltiplas fontes além do conteúdo já armazenado no GDS.
“A demanda do setor de viagens pela combinação, busca e integração de conteúdo cada vez mais amplas, profundas e rápidas significa que os GDSs precisam continuamente atualizar não somente sua infraestrutura de hardware, mas também a principal arquitetura de sistemas operacionais e de suporte, a fim de oferecer as melhores escolhas para o consumidor final”, disse Gordon Wilson, presidente e CEO da Travelport GDS e da Airline IT Solutions. “Ao fazer esta escolha, a Travelport está confiante. Teremos não somente uma arquitetura de software e sistemas por trás da experiência dos nossos usuários que seja capaz de escalonamento e gestão da futura diversidade no fornecimento de conteúdo de viagens, mas também uma parceria com a IBM para um trabalho conjunto no futuro desenvolvimento de vários serviços inovadores para os nosso clientes, o que servirá de apoio para nosso crescimento”.
“O anúncio representa uma expansão estratégica do nosso sólido relacionamento com a Travelport, já que o setor de viagens depende cada vez mais da capacidade de processar, gerenciar, analisar e extrair dados”, disse Steve Mills, vice-presidente sênior e executivo de grupo do IBM Software Group. “O compromisso da Travelport com sistemas abertos que aumentam a flexibilidade e velocidade do mercado, combinado com o middleware da IBM, permitirá a integração de novas tecnologias, reduzindo custos e oferecendo um dos ambientes tecnológicos mais estáveis e seguros do setor de viagens”.
Uma das maiores processadoras de transações de viagens, a Travelport opera em 160 países, atendendo mais de 60.000 agências de viagens (incluindo agências online e tradicionais), agregando conteúdo de cerca de 420 companhias de viagem, mais de 88.000 hotéis, mais de 25 locadoras de veículos e 13 das principais redes ferroviárias, além de operadoras de turismo e cruzeiros, em 29 idiomas. A Travelport emitiu cerca de 148 milhões de passagens em 2009, além de executar uma média de 75 milhões de buscas e processar até 1,6 bilhão de mensagens por dia. O data center da Travelport possui capacidade massiva de armazenamento, com mais de 4 bilhões de tarifas disponíveis a qualquer momento.
Este investimento tem como base o importante upgrade do hardware operacional que abriga os sistemas do GDS da Travelport – além dos serviços que a Travelport presta à Delta Airlines e à United Airlines. Este upgrade, finalizado no ano passado, foi parte da consolidação das operações do data center da Travelport em Atlanta, na Geórgia. Esta consolidação de sucesso fez com que a Travelport ficasse em 11º lugar no ranking das 500 melhores companhias de TI da Information Week em 2009.
O anúncio também representa outro exemplo de como a IBM trabalha com os clientes para criar um portfólio de softwares customizados para atender às necessidades específicas de cada setor. A IBM fornece uma plataforma configurável para acelerar o desenvolvimento de soluções de negócios e oferecer uma solução única, de ponta a ponta, para cada cliente.
Nota aos Editores: O TPF é um sistema operacional de grande valor para clientes dos setores de viagens, transportes e financeiro por ser imbatível na tarefa que é sua especialidade: o processamento de transações de alta intensidade de entrada/saída, com latência extremamente baixa e confiabilidade excepcional. O zTPF, sua versão mais moderna, permite que os usuários modernizem suas aplicações ao explorar arquiteturas SOA e serviços web.
Sobre a Travelport e Sobre a IBM
|