Antônio Loureiro , 49 anos, começou na função de coordenador de Migração de sistemas e foi responsável, entre outros grandes projetos, pela implantação da maior rede de dados de apoio aos serviços turísticos em Portugal. Mais tarde, assumiu o cargo de diretor de Marketing e Vendas, antes de chegar à direção-geral da Travelport, em 1999. A Travelport hoje é líder no mercado português em soluções tecnológicas inovadoras para a indústria de viagens.
Os primeiros passos, na carreira profissional foram dados na área das publicações, que se seguiram a uma incursão pela área de transporte aéreo, na qualidade de técnico comercial da LAR (Ligações Aéreas Regionais).
Em 1986, Loureiro esteve no arquipélago de Açores, onde assumiu a representação de várias companhias áreas norte-americanas, entre as quais a American Transair. De volta à LAR, passou a responder pelo controle operacional da companhia, cargo que ocupou durante quatro anos.
TRÊS GRANDES PAIXÕES: VIAGENS, HISTÓRIA E MÚSICA
Com a frequência do primeiro ano de Direito e vários cursos realizados em organismos nacionais e internacionais, Loureiro tem MBA em Gestão de Negócios do Turismo, pela Universidade Autônoma de Lisboa (2004). Mas o que também se destaca no currículo do executivo são as muitas viagens. “Quase sempre são a trabalho. Mas o que me dá prazer mesmo são as viagens de lazer. É somente nessas ocasiões que se pode dar asas à paixão de observar as coisas, as pessoas e a realidade que nos rodeia – uma fonte grátis de ideias, nomeadamente para o negócio”, diz ele.
Amante da História contemporânea, Loureiro tem interesse especial pelos locais e documentos que se referem à II Guerra Mundial, conflito cujas histórias, características e consequências ele conhece como poucos. A próxima visita está já agendada e o destino é Guadalcanal, a ilha a Sudoeste do Pacífico, invadida em 1942, e ficou conhecida como Ilha da Morte. Loureiro relembra que o canal Norte da ilha foi a última morada de cerca de 50 navios de guerra aliados e japoneses, após seis meses de violentos combates.
Casado, pai de dois rapazes, de 16 e 21 anos, o líder da Travelport encontra na música outra das suas paixões. É dono de uma invejável coleção de discos de vinil e CDs e se orgulha de ter a discografia completa de vários grupos de rock sinfônico. Pink Floyd, Gênesis e YES são alguns dos preferidos. Na época em que os lançamentos internacionais chegavam a Portugal com atraso, Loureiro se lembra do esforço que fazia para importar trabalhos discográficos diretamente da Inglaterra.
|