30º Encontro Comercial Braztoa marca substituição de papel por plataforma digital
Novidade será responsável pela economia de 75 toneladas de material impresso
A atmosfera conta hoje com 40% mais dióxido de carbono que os Ãndices do inÃcio do século 19. Diante desse cenário, economizar na emissão de gases poluentes é bom, mas investir na absorção dos mesmos é ainda melhor. A Braztoa, na 30ª edição de seu Encontro Comercial, aposta nos dois: economia e investimento. A economia ocorre pela preservação de aproximadamente 1.275 árvores* que seriam utilizadas para a confecção de 75 toneladas de material impresso – abolido do evento –, enquanto o investimento será realizado pelo plantio de 130 mudas de árvores, por meio da parceria com a Travel Port, neutralizando assim o impacto das emissões de dióxido de carbono necessárias para a realização do evento.
A preservação das árvores será possÃvel pela substituição da tradicional folheteria distribuÃda pelos operadores aos agentes de viagens. As novidades e produtos apresentados pelos operadores podem ser conferidos no hot site criado nesta edição do evento (www.braztoa.com.br/30ecb). Ali, uma oferta de cerca de 36 mil pacotes e serviços, sendo mais de 7,5 mil pacotes, 1,2 mil cruzeiros, 20 mil hotéis, mil opções da carros para locação, 118 trens e mais de 5,5 mil ingressos – está à disposição dos agentes, em uma plataforma de navegação intuitiva, que será apresentada durante o Encontro e estará disponÃvel no pen drive distribuÃdo com a bolsa – confeccionada em parceria com o SENAC, em material reciclável –, na entrada do evento. Nela, os agentes encontram ainda o catálogo das operadoras, publicação de cerca de 100 páginas com o perfil dos associados.
A responsabilidade ambiental da Braztoa vai além da preservação e a entidade renova a parceria firmada no último ECB, em março, com a Sustentax. Pelo acordo, a empresa fará o acompanhamento de todo o evento, avaliando em cerca de 40 quesitos a performance do evento comemorativo. O objetivo é realizar o Encontro com impacto mÃnimo ao meio ambiente, sem prejuÃzo ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de turismo. “Medimos desde o local do evento, por meio de acesso a transporte público que oferece e tipos de cobertura e pavimento, por exemplo, até os materiais utilizados na montagem da feira, analisando sempre a emissão de compostos orgânicos voláteisâ€, explica a coordenadora da Sustentax que avaliará o evento, Lilian Carvalho. Realizado no primeiro semestre, o 29º ECB obteve a categoria Prata no Selo Sustentax de Sustentabilidade, conferido pela empresa.
Outra parceria que aposta na sustentabilidade foi assinada com a Travel Port, uma das 11 empresas presentes na Ilha de Tecnologia. Juntas, a empresa e a entidade irão neutralizar as emissões – diretas e indiretas – de dióxido de carbono utilizadas para a realização do evento. Serão plantadas 130 árvores, com a coordenação da Fundação SOS Mata Atlântica, responsáveis ainda pela neutralização das emissões necessária para a realização do evento. No site da Travel Port (www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde), os agentes poderão ainda medir o total de emissão de CO2 gerado com sua participação no encontro e “adquirir†árvores para neutralizar essa emissão.
Como realizado em edições anteriores do encontro, a Braztoa volta a promover ações sociais. A visita ao 30º ECB terá preço diferenciado para aqueles agentes que levarem um quilo de alimento não-perecÃvel. Na última edição do encontro, duas entidades assistenciais foram beneficiadas com a arrecadação de cerca de uma tonelada de alimentos.
O 30º Encontro Comercial Braztoa tem patrocÃnio do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, Antares, Excelência Soluções, Claro e Senac. Apóiam o evento: São Paulo Convention & Visitors Bureau, SPturis e Gol Linhas Aéreas. São parceiros por um evento mais sustentável: Sustentax e Travel Port.
*Segundo cálculo utilizado pela Fundação SOS Mata Atlântica
Mais informações:
Adrian Alexandri
Público.Com Consultoria em Comunicação
Publico.com@uol.com.br
11.9902.3131
|