São Paulo, 15 de outubro de 2008 — A Travelport GDS, um dos maiores provedores de sistemas de distribuição global (GDS) do mundo, e a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), anunciaram hoje uma iniciativa inédita para a Feira das Américas-ABAV 2008: a neutralização das emissões de carbono de todo o Pavilhão 4 no evento, que será realizado de 22 a 24 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Um dos maiores desafios enfrentados hoje – se não o maior deles – é a preservação do nosso meio ambiente, e a indústria do turismo não pode ficar insensÃvel ao aquecimento global, aos efeitos dos gases estufa e à degradação dos ecossistemas mais sensÃveis. “É preciso conscientizar tanto a iniciativa privada quanto o poder públicoâ€, resume Sidney Alonso, diretor geral da Travelport no Brasil. “Plantamos 689 árvores para a neutralização do pavilhão 4 e distribuiremos água mineral aos visitantes da ABAV como um gesto simbólico, lembrando à s pessoas que os recursos naturais precisam ser preservados para garantir a vida no planetaâ€, antecipa o executivo.
A iniciativa partiu da Travelport e foi endossada pela ABAV. O relatório de emissões de CO2 foi confeccionado pela Key Associados, e a Travelport encomendou o plantio de quase 700 árvores à SOS Mata Atlântica, para compensar todas as emissões de carbono efetuadas pela organização do pavilhão 4. Com esta iniciativa, Travelport e ABAV buscam inspirar e motivar mudanças de comportamento, unidas pela preservação da natureza – da maior importância para a humanidade e de imensa relevância para a indústria de viagens. E esta atitude, simples e com um custo bem mais econômico do que se possa imaginar, também está ao alcance de cada um dos milhares de profissionais esperados para o evento Feira das Américas-ABAV 2008 que queiram proteger o futuro do nosso meio ambiente.
Hotsite no ar
Já está no ar o hotsite “Por um trade mais verdeâ€, criado pela Travelport exclusivamente para esta ação (www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde). Ele contém todas as informações para os participantes da Feira das Américas-ABAV 2008 compreenderem a importância desta iniciativa pioneira, conhecerem as ações globais de sustentabilidade da Travelport e também participarem dessa ação. O hotsite conta com uma calculadora especialmente desenhada para fazer o cálculo de quantas mudas de árvores devem ser plantadas para neutralizar as emissões de carbono geradas pelo deslocamento até a feira de cada participante. E o preço disso é muito econômico: apenas R$ 36 para adquirir 3 mudas. Se todo mundo colaborar com uma quantia tão pequena, o evento inteiro poderá ser neutralizado!
A metodologia da Key Associados para a neutralização das emissões do Pavilhão 4 da Feira das Américas-ABAV 2008 seguiu critérios e padrões de órgãos internacionais, tais como o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), além dos conceitos da ISO 14064. O resultado apontou o número de 689 árvores para a neutralização das emissões de CO2 do pavilhão 4. O plantio das árvores foi encomendado à SOS Mata Atlântica, e o Instituto Totum, parceiro da fundação, referendou a ação emitindo o selo “Plantamos árvores para reduzir os efeitos das emissões de CO2â€.
Ações pelo mundo
Em 2007, a Travelport patrocinou um programa para compensar as emissões de carbono dos 600 participantes do encontro global do World Travel & Tourism Council (WTTC) em Lisboa, Portugal. Em abril de 2008, em parceria com o WTTC, patrocinou o prêmio Tourism for Tomorrow Awards em Dubai – um dos prêmios mais importantes do turismo mundial, criado em 1989 pela Federação de Operadoras TurÃsticas para incentivar ações de todos os setores interessados em proteger o meio ambiente. Esse prêmio reconhece as organizações e empresas que estão liderando o caminho do turismo sustentável, e prestigia os destinos e negócios com as melhores práticas de turismo sustentável.
O WTTC é o fórum das empresas lÃderes na indústria de turismo, reunindo CEO´s de cerca de 100 das principais companhias do setor. Ele atua para aumentar a percepção do turismo como uma das maiores indústrias do mundo, que gera aproximadamente 231 milhões de empregos e mais de 10% do PIB mundial. Por essas razões, a Travelport anunciou esta semana que vai patrocinar o prêmio Tourism for Tomorrow Awards de 2009.
Sobre a Travelport GDS
A Travelport GDS é um dos maiores fornecedores de sistema de distribuição global (GDS) do mundo, operando as marcas Galileo e Worldspan, fornecendo informação em tempo real e soluções para reseras online e offline para agências de viagem em mais de 145 paÃses.. A Travelport GDS conta também com a divisão de Business Intelligence Services que provê dados de marketing e outras informações vitais para a indústria e inclui a subsidiáriaShepherd Systems e a divisão IT Services & Software, que oferece soluções de reserva, softwares e serviços de gerenciamento para empresas aéreas mundialmente. relacionadas a viagens. A Travelport GDS é uma convergência de serviços de distribuição tradicionais e online que possibilita empresas aéreas, fornecedores de serviços de viagem, agências de viagens, sites e corporações a oferecerem opções inteligentes de viagem, em uma plataforma global. A Travelport GDS é uma divisão da Travelport, uma das maiores redes de marcas, conteúdo e serviços de viagem do mundo. Mais informações estão disponÃveis em www.travelportgds.com
|