Luiz Custódio Cotta Martins nasceu em Ponte Nova (Zona da Mata Mineira). É engenheiro-agrônomo, formado na Primeira Turma da Faculdade de Agronomia de Botucatu, em São Paulo, e presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG), com 33 associados.
Originário de uma família de produtores de açúcar e álcool, seus bisavós foram os fundadores, em 1883, da primeira usina de açúcar em Minas Gerais, Ana Florência, em Ponte Nova. Já no ano de 1925, seu avô fundou a Usina Jatiboca, em Urucânia, também na Zona da Mata, até hoje em funcionamento.
Depois de formado em agronomia, trabalhou na SUCRAL Engenharia e Processos Ltda em Piracicaba/São Paulo nos anos de 69 e 70, assumiu vários postos de trabalho nas usinas da família, nos anos 71 e 90, como Gerente Industrial e Diretor da Usina Jatiboca e Usina Ana Florência. De 1991 até hoje como Admistrador na Usina Jatiboca Sendo diretor da Associação de Usineiros de Minas Gerais no período de 1982 a 1988.
Foi, também, membro do Conselho Deliberativo do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), no período de 1984 a 1989. Foi Secretário-Executivo do Grupo de Países Latino Americanos e do Caribe Exportadores de Açúcar (GEPLACEA), composto por 23 paises no México, de 1994 a 1996, com a responsabilidade de divulgar o açúcar e a nova tecnologia brasileira, o álcool combustível, para a região e outros países.
Atualmente, Luiz Custódio é, também, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), já no segundo mandato. |