26/6/2003 13:04:00 - Arquivo

Posse da nova diretoria da Braztoa


Novo presidente da Braztoa assume e defende qualidade dos serviços e concorrência justa entre os parceiros do turismo

A posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Operadoras do Turismo (Braztoa), no dia 24 de junho, que contou com a presença de 254 pessoas ligadas ao trade turístico, foi marcada pela palavra de ordem do presidente José Zuquim, que a partir de agora conduzirá a entidade: o aprimoramento do padrão dos serviços. Ele destacou ainda a necessidade do desenvolvimento sustentável do turismo, com a geração de emprego e renda sem deixar de defender a bandeira da lealdade comercial, a ser observada pelo conjunto de prestadores de serviços turísticos, redes hoteleiras, companhias aéreas e outros.

Entre as novidades da gestão que agora se inicia estão o trabalho para a capacitação profissional, estímulo ao turismo receptivo, investimentos cooperados com o trade em geral para novos projetos e a criação da figura do ombudsman da entidade.

José Zuquim disse que as operadoras de turismo “deverão fazer o dever de casa em nome da qualidade”, mas que o País está pronto para receber o fluxo de turistas que buscam o destino Brasil, interessados em lazer ou negócios. O novo presidente da Braztoa lembrou que é necessário quebrar alguns tabus como o do tarifário dos hotéis que estabelecem preços diferentes para o turista nacional e estrangeiro, o que gera distorções no momento em que se pretende incentivar o receptivo. “As operadoras vêm procurando adotar um relacionamento saudável e maduro com os fornecedores e o setor estará atento não apenas à prática de preços justos, mas ao estabelecimento de mercados justos”, frisou Zuquim.

A especialização e definição do raio de ação de cada segmento do mercado turístico também foram assinaladas por José Zuquim em seu discurso de posse ao informar que nos primeiros meses de 2003, quando o número de viagens de brasileiros ao exterior acusou queda de 15%, o grupo das 57 associadas (47 operadoras e 10 empresas de representação), valendo-se da forte vocação para a sua atividade fim, registrou crescimento de 10% no emissivo.

A Embratur lançou durante a cerimônia a nova Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Mercado Internacional 2003/2004 que contempla a divulgação do País, através de multiprodutos, capazes de proporcionar ao turista estrangeiro em visita ao Brasil não apenas lazer de qualidade, mas novas experiências em eventos e negócios.

Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur, adiantou que o número de eventos saltou de 15 para 30 no novo calendário anual, este um forte aliado para o terceiro passo, segundo ele, que é o de efetivamente trabalhar a contribuição do turismo para o desenvolvimento econômico, conforme a estratégia do Plano Nacional do Turismo (PNT). As duas etapas anteriores, recordou Eduardo Sanovicz, foram a criação do Ministério do Turismo e o redesenho da estrutura da Embratur. O esforço de “vender” o País no mercado internacional representará um investimento de R$ 20 milhões.

No mesmo evento, também foi dada a partida para a Federação Latino-Americana de Operadoras de Turismo e Representantes (FLORT), a ser presidida por Ilya Michael Hirsch, ex-dirigente da Braztoa. Além da associação das operadoras brasileira, constituem a Federação: a AAOVYT – Associação Argentina das Operadas de Viagens e Turismo e ACHMART – Associação Chilena de Operadoras e Representantes de Turismo, representadas no lançamento da FLORT.

Prestígio do trade

Entre as entidades nacionais e internacionais que prestigiaram o evento, estiveram representadas: Abavs Nacional, RJ, SP, ABBTUR (Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo), ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), ABEOC ( Associação Brasileira das Empresas de Organizadoras de Eventos), ABIH Nacional e SP, ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), ABRASEL (Associação Brasileira das Empresas de Entretenimento e Restaurantes), ADIBRA (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil), APOTUR (Asociación Peruana de Operadores de Turismo Receptivo), Associação Brasileira de Resorts, Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo), Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association, BITO (Brazilian Incoming Tour Operators), Bramex (Câmara Brasil México), órgãos oficiais de turismo da Alemanha, Suíça, França, Itália, Espanha, Bélgica e Estados Unidos, Consulado da África do Sul, Ministério de Turismo de Cuba, Embratur, Fenactur (Federação Nacional de Turismo), Fórum dos Operadores de Hotéis, IATA, Infraero, Representante da Presidência da República, Santur (Santa Catarina Turismo), São Paulo Convention & Visitors Bureau, Secretarias de Turismo de São Paulo, Rio Grande do Norte e Sergipe, Senac-SP, Sindetur de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, TIA (Travel Industry Association of America), e UBRAFE (União Brasileira de Feiras), Ugart (União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo).

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