O Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região (CRN-3), que orienta e fiscaliza a profissão nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, divulgou recentementeum parecer referente às dietas vegetarianas. O órgão, a partir de agora, reconhece a viabilidade das dietas vegetarianas ao afirmar no documento que é possível atingir a adequação nutricional com dietas vegetarianas desde que observados alguns cuidados .
A notícia foi motivo de comemoração, tanto por parte da população adepta a esse tipo de dieta, quanto por alguns nutricionistas que já trabalhavam para obter essa posição do órgão há alguns anos. “A publicação impulsionará as faculdades a incluírem o tema na sua grade pedagógica e, sobretudo, deixará claro para os profissionais que a opção de uma dieta vegetariana é viável do ponto de vista nutricional”, afirma o nutricionista Dr. George Guimarães, especializado em atender pacientes vegetarianos.
Segundo Guimarães, 50% dos seus pacientes passaram por outros nutricionistas, mas foram desestimulados a adotar uma dieta vegetariana sob o argumento de riscos “irremediáveis” aos quais estariam sujeitos, caso decidissem insistir nessa opção alimentar. “O parecer deixa claro que cabe ao nutricionista orientar o planejamento alimentar dos indivíduos, visando à promoção da saúde, respeitando as individualidades e opções pessoais quanto ao tipo de dieta”, comemora.
|