Agências de viagens e associações são importantes vetores de expansão da empresa, na ampla capilaridade do setor de TurismoA identificação de um público adulto pouco assistido no que se refere ao ensino de língua inglesa, em âmbito corporativo, foi o motivador principal para o surgimento da Vepca Inglês Corporativo, há três anos. Veio, por assim dizer, acolher os profissionais que se consideram ‘travados’ no manejo do idioma, fato gerador de limites no relacionamento com o mundo globalizado. O nome Vepca constitui acrônimo formado pelas iniciais da família do fundador da empresa.
Segundo Wellington Miyazaki, gerente de contratos da empresa, “o nosso público é composto, em geral, por profissionais de 25 a 50 anos, que possuem um nível de inglês incompatível com sua capacitação profissional e que precisam do idioma para crescerem na carreira, ou mesmo se manterem empregados”. O atendimento é feito nas empresas, em residências ou via Skype. Abrange a cidade de São Paulo e região, como ABC e Barueri.
A metodologia utilizada pela Vepca é baseada na personalização. “Procuramos saber de cada aluno perfil, nível e objetivos. E a partir daí, construímos o curso. São mais de 30 professores colaboradores, que atendem em pontos variados de São Paulo e região”, salienta Miyazaki. A duração do atendimento é de acordo com a necessidade do aluno. O resultado se mede pelo retorno que o profissional obtém desse investimento em sua carreira. Quando necessário, aplica-se provas. O boca a boca de alunos e as apresentações nas empresas abastecem a divulgação espontânea.
TurismoA Vepca estudou e encontrou o caminho para ofertar ensino de inglês aos profissionais do turismo. Compatibilizou os aspectos financeiro, logístico e pedagógico – considerados os três pilares de acesso. “Conseguimos cobrar um valor acessível e sem burocracias. O professor vai até o aluno ou, então, aulas via Skype. Ajustamos a orientação pedagógica ao perfil, nível e objetivos de cada aluno”, explica Miyazaki. A Vepca tem parcerias com grandes associações como Abav Nacional, Abav-SP, Aviesp, Abracorp e Braztoa. Pretende expandir e alcançar, também, segmentos como hotelaria, aviação e assistência.
A carência de quadros bilingues em níveis aceitáveis na indústria turística brasileira aumenta a pertinência empresarial da Vepca. Há um mercado expressivo ainda sub explorado, que pede soluções objetivas, apropriadas e viáveis para o domínio da língua inglesa. Agentes de viagens, receptivos de hotéis, quadros gerenciais e interlocutores de negócios precisam dominar o inglês – cada vez mais indispensável.
CrescimentoMais de 90 empresas de São Paulo e região geram movimentação de, aproximadamente, 700 alunos – projeção para fechar 2017 é de 750. Estão fora desses números os clientes via Skype. A Vepca prevê faturamento de R$ 1 milhão em 2017 e de R$ 1.5 milhão em 2018 – expectativa de 1.5 mil alunos. A idade da clientela oscila entre 25 e 50 anos, com 70% de mulheres, cuja maioria são profissionais do Turismo. Contudo, a Vepca tem atendido profissionais de varejo, bancos, tecnologia, entre outros.
Wellington Miyazaki mostra-se otimista em relação a 2018, por conta da melhoria do cenário econômico. “Tivemos um número razoável de alunos que precisou interromper o curso por questões financeiras. A perda do emprego afetou os próprios alunos ou os cônjuges. Com a retomada do emprego, acreditamos que o acesso ao nosso serviço será ampliado”, resume o executivo.
Dar acesso real à personalização no aprendizado de língua inglesa faz parte do DNA da Vepca. O aluno é protagonista da própria evolução e tem no professor guia e tutor. Este vai ajudá-lo a lidar com frustrações em seu processo de aprendizagem. E, também, com eventuais bloqueios. Afinal, no centro das atenções da proposta pedagógica da Vepca está a pessoa, o ser humano.
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