Projeto de lei que proíbe testes em animais é aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo
Projeto de lei 777/2013 restringe o uso de animais para testes laboratoriais
Nesta noite de quarta-feira, a imprensa brasileira repercutiu a aprovação do Projeto de Lei 777/2013 pela Assembléia Legislativa do estado de São Paulo (ALESP), de autoria do Deputado Feliciano Filho (PEN51-SP), que restringe o uso de animais em testes laboratoriais para fins cosméticos e de higiene pessoal. Veja abaixo declaração de George Guimarães, presidente da ONG VEDDAS
George Guimarães, membro da comissão antivivisseccionista da Assembleia Legislativa de SP e presidente da ONG VEDDAS, que há anos participa ativamente com campanhas pelo fim da vivissecção (desde antes da aprovação da Lei Arouca em 2008 até o caso do Instituto Royal, tendo conseguido em 2007 o seu primeiro sucesso no embargo de um instituto de pesquisa), declara que:
"Se sancionada pelo governador no prazo de 15 dias, São Paulo será o primeiro estado, sem precedentes em todas as Américas, a proibir os testes em animais para fins cosméticos e de higiene. Isso impactará diretamente a vida de milhões de animais e será um passo importante a caminho da proibição no âmbito federal. A abolição da experimentação animal para todas as finalidades é apenas uma questão de tempo. A única dúvida é a velocidade com que isso acontecerá. A aprovação célere desse PL na ALESP atesta que a tomada de consciência da população sobre o tema já impacta todas as esferas da sociedade, inclusive o legislativo."