A cidade de São Paulo participará da manifestação mundial contra a matança de 20 mil golfinhos na província de Taiji no Japão. Convocado pela da ONG VEDDAS (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade) para o próximo dia 31/08/2012 às 12h30, o protesto acontece em frente ao Consulado Geral do Japão na Avenida Paulista, 854 e tem como objetivo chamar a atenção da população para o início da temporada de captura e caça de golfinhos. A prática ocorre todos os anos e mata mais de 20 mil golfinhos que são vendidos como alimento ou para serem exibidos em parques e aquários em todo o mundo.
A prática foi denunciada em 2009 pelo documentário “The Cove”, ganhador do Oscar de melhor documentário, onde se destaca o ativista RicO’Barry, ex- treinador de golfinhos, que foi quem primeiro denunciou o massacre e a captura desses animais, que ocorre todos os anos nessa região do Japão.
O protesto será pacifico, porém enérgico, e pretende entregar um documento ao Consul Geral do Japão expressando a indignação dos ambientalistas e ativistas pelos direitos animais, condenando a prática defendida pelos pescadores da região e pelo governos japonês sob o pretexto de tradição histórica quando em realidade visa somente o lucro financeiro advindo da morte e da captura de milhares de golfinhos na província de Taiji para servirem como carne e para serem vendidos aos parques aquáticos espalhados por todo o mundo.
Data: SEXTA-FEIRA, 31 de agosto, 12h30
Local: Avenida Paulista, n° 854, próximo ao Metrô BrigadeiroEsse é o segundo ano consecutivo em que a ONG VEDDAS realiza o protesto em frente ao consulado japonês em São Paulo. Em janeiro de 2011, George Guimarães, presidente da VEDDAS, esteve na Antártida participando da campanha contra a caça às baleias pela SeaShepherd, na qual 850 baleias foram salvas das frotas baleeiras japonesas.
A ONG VEDDAS representa a organização mundial do
"Japan Dolphings Day" em São Paulo. As cidades participantes do protesto podem ser vistas no
mapa. Assista ao
vídeo do protesto realizado no consulado japonês em 2011:
Sobre a ONG VEDDASA ONG VEDDAS(Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade) é uma organização sem fins lucrativos, que atua pela defesa dos direitos animais e pela difusão de um estilo de vida e alimentação livres da exploração de seres sencientes. Para mais informações, acesse: www.veddas.org.br
Sobre George Guimarães: Presidente da ONG VEDDAS, George Guimarães é nutricionista especializado em dietas vegetarianas e ativista com quase duas décadas de história na luta pelos direitos animais.
Principal referência para a mídia nacional e para a comunidade acadêmica no país quando o tema é a nutrição vegetariana, George Guimarães também tem atuação no exterior, onde frequentemente apresenta o trabalho da ONG VEDDAS em conferências de direitos animais, o que lhe permite grande integração.
VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedadewww.veddas.org.br
veddas@veddas.org.br
(11)5585-3475 // (11)9 8305-0074