Indicador Trend conquista status de referência estatística para o setor de hospedagem no país
Números de dezembro/2008, comparados com igual período de 2007, passam longe da crise
A Trend Operadora, a maior do país para o mercado corporativo, conta com mais de 6.000 clientes (Agências de Viagens) cadastradas, das quais cerca de 4.000 ativas mensalmente – isso dentro de um universo de 10.319 empresas do ramo cadastradas no Mtur. Comercializa uma média mensal de 100 mil diárias hoteleiras, o que representa parcela significativa no mercado nacional.
Em dezembro de 2007, a Trend realizou 26.728 reservas hoteleiras no país, que resultaram 58.518 diárias. Isso significa 2,19 diárias por reserva, ao valor médio unitário de R$ 148,78. Já em dezembro de 2008, o número de reservas hoteleiras no país saltou para 32.950, o que resultou em 75.614 diárias e representou 2,29 diárias por reserva. Valor médio por reserva subiu para R$ 162,58.
Considerando a eclosão da crise financeira internacional, ocorrida em novembro, os dados comparativos de dezembro de 2007 com igual período de 2008 são muito positivos, especialmente se considerarmos que o último mês de ano é aquele em que os executivos viajam menos. Em resumo, temos o seguinte quadro: o número de reservas cresceu 23,28% em dezembro 2008; o de diárias vendidas aumentou 29,21%; o tempo de permanência e/ou de ocupação aumentou 4,82%; e o valor da diária média teve um incremento de 9,28%.
Os números do Indicador Trend, quando anualizados, também comprovam performance positiva na comparação de 2007 com 2008. Enquanto em 2007 foram feitas 382.429 reservas, que resultaram em 874.828 diárias (2,29 diárias por reserva), em 2008 as reservas da Trend Operadora subiram para 541.114, e as diárias saltaram para 1.246.135 (2.30 diárias por reserva). A diária média subiu de R$ 147,52, em 2007, para R$ 159,88, em 2008 (crescimento de 8,37%). O crescimento do número de reservas foi de 41,52% e das diárias 42,44%.
De acordo com Daniel Santos, diretor da empresa, “o Indicador Trend, pela abrangência e consistência estatística, constitui baliza única no setor com esse grau de representatividade. A disponibilidade dos dados gerais se dá mensalmente, como forma de orientar o mercado e contribuir para aprimoramento do setor nas diferentes abordagens voltadas para o seu desenvolvimento".