Feiras Internacionais geram oportunidades de negócios para empresários brasileiros
Há 20 anos a Trend Operadora organiza e realiza a participação de empresários brasileiros nas mais importantes feiras de negócios no exterior. Dos mais variados setores produtivos, as feiras internacionais são um importante pólo de reconhecimento de tendências, novidades e entendimento sobre a realidade do mercado no qual se atua. Ou seja, esses eventos são um meio eficaz de estudo de mercado, identificação de oportunidades e atualização.
É cada vez maior o número de empresas que percebem a importância dessas ações e enviam seus funcionários e diretores como visitantes nas feiras que ocorrem ao redor do mundo. Cerca de 70% delas são realizadas na Europa, principalmente em cidades como Frankfurt, Hannover, Dusseldorf e Colonia, na Alemanha; em Paris, na França; e cidades da Itália e Espanha. A Europa é considerada a porta de entrada para os produtos brasileiros no exterior.
Para um melhor aproveitamento das feiras, a viagem deve ser programada em seus mínimos detalhes, desde acomodação em hotel próximo ao local do evento, até a preocupação com seguro viagem e guias especializados para orientação durante os dias de visitação.
Reconhecida operadora para o mercado de viagens corporativas, somente no primeiro semestre de 2008 a Trend já embarcou mais de 500 passageiros para visitas a feiras internacionais. A expectativa até o final do ano é de que esse número chegue a mil empresários. “Atendemos a necessidade de qualquer empresário de participar de uma feira fora do Brasil. As vantagens da visitação a uma Feira Internacional incluem o contato com empresas concorrentes, clientes, fornecedores e até mesmo a própria exposição da empresa para um público de diversas partes do mundo”, explica Washington Preti Jr., diretor Internacional da Trend Operadora.
De um universo de cerca de 8 mil feiras internacionais catalogadas e realizadas em vários países do mundo, de diferentes segmentos, a Trend oferece programa estruturado para cerca de 120 delas por ano. No último mês de junho, por exemplo, atendeu a um grupo de 300 profissionais para a Drupa 2008, maior feira do setor gráfico, realizada em Dusseldorf.
A tendência de segmentação é cada vez mais forte. Dentre os setores que mais se destacam estão: alimentação, plástico/embalagens, panificação, gráfico, bebidas, e mais recentemente a área de meio ambiente.
“A tradição da Trend nos permite ter os recursos técnicos e conhecimento para detectar a importância de cada feira e poder orientar o cliente para que ele participe daquelas que irão lhe trazer o melhor retorno”, afirma Preti.
No Diretório anual distribuído entre agências de viagens de todo o Brasil, a operadora publica um calendário com as principais feiras que serão realizadas nos próximos anos, permitindo que os profissionais se programem com bastante antecedência e possam fazer o pagamento do pacote de maneira facilitada. “Fazemos o bloqueio de hotel com 90 dias até quatro anos de antecipação, já a parte aérea é possível bloquear com até 330 dias de antecedência. Isso garante, por exemplo, que o passageiro fique hospedado o mais próximo possível da feira, evitando gastos e desconforto com transfers. É um trabalho de consultoria, que leva em conta uma série de critérios, que só quem está há muito tempo no mercado consegue oferecer”, avalia o diretor.
De acordo com a Trend, a maioria dos empresários viaja como visitante. Somente após a terceira ou quarta edição, é que as empresas começam a cogitar a participação como expositoras. A cada feira realizada a adesão de empresas visitantes se renova em cerca de 3%.
Com experiência mais do que comprovada, a Trend conquistou esse ano o título de operadora oficial da 3ª edição do Salon du Bresil à Paris (3 a 5 de setembro de 2009), exposição multissetorial de marcas, produtos e serviços brasileiros, cujo objetivo é divulgar e fortalecer as empresas para inserção no mercado internacional.