Top Destinos Turísticos mobiliza municípios do interior paulista
A perspectiva de ganhar destaque e visibilidade enquanto localidade vocacionada para o Turismo vem impulsionando o interesse dos dirigentes municipais em torno do prêmio Top Destinos Turísticos - TopDT. Iniciativa conjunta do Skål Internacional São Paulo com a ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, certame vai premiar 39 cidades paulistas, três em cada um dos 13 segmentos do turismo, definidos na Lei Complementar LC 1261/15. A votação é online, por meio do site oficial do prêmio: www.votetop.com.br.
Mesmo antes do lançamento, ocorrido em setembro do ano passado, durante a ABAV Expo, o TopDT conquistou o apoio de entidades paulistas das mais representativas, a saber, Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo; SPCVB - São Paulo Convention and Visitors Bureau; e Uvesp - União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
“O prêmio Top Destinos Turísticos é uma solução criativa para as cidades se promoverem, com ênfase nas Estâncias e nos Municípios de Interesse Turístico. Também impacta empresas do respectivo destino, que podem mostrar seu trabalho ao mercado”, explica o presidente do Skål Internacional São Paulo, Aristides de La Plata Cury.
A votação se encerrará em novembro, quando os municípios mais votados, em sete faixas de população, serão avaliados por Comissão de Notáveis, a eleger os três campeões de cada segmento
No dia 6 de dezembro, a Folha de S. Paulo – parceira do TopDT – publicará encarte especial no Caderno de Turismo, de circulação nacional, onde os vencedores serão destaque. Na véspera, um grande evento reunirá campeões, patrocinadores, autoridades e lideranças empresariais dos setores de marketing e do turismo. “A notoriedade dos municípios participantes do concurso resultará em dividendos valiosos para se promoverem aos olhos do Brasil todo”, conclui Aristides Cury.
Os 13 segmentos do Top Destinos Turísticos
Turismo Social: forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão.
Ecoturismo: que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
Turismo Cultural: atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.
Turismo Religioso: atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo.
Turismo de Estudos e Intercâmbio: movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Turismo de Esportes: atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.
Turismo de Pesca: atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora.
Turismo Náutico: utilização de embarcações náuticas com a finalidade da movimentação turística.
Turismo de Aventura: movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
Turismo de Sol e Praia: atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias.
Turismo de Negócios e Eventos: conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social;
Turismo Rural: atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.
Turismo de Saúde: atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos.