Turismo sai da prateleira para a vitrine, em São Paulo
Turismo sai da prateleira para a vitrine, em São Paulo
Aristides de La Plata Cury*
Respirar turismo o tempo todo, por conta de atividades representativas e empresariais, enriquece o entendimento e aguça a percepção sobre o que vem acontecendo em São Paulo. Ao percorrer interior e litoral paulistas, encontro prefeitos, vereadores e lideranças empresariais interessadas no turismo como gerador de emprego, renda e expansão de negócios. Preponderam micro, pequenas e médias empresas.
O turismo saiu da prateleira do secundário para ganhar a vitrine do prioritário. São Paulo desperta para essa poderosa indústria sem chaminés, a exigir ações concatenadas, planejamento estratégico, prospecção e gestão de recursos. E, last but not least, envolvimento da comunidade impactada.
Recentemente, o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que classifica 20 cidades como Municípios de Interesse Turístico (MITs). Cada um deles receberá cerca de R$ 400 mil por ano, do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos. Na ocasião, o governador salientou que “o turismo está no DNA de São Paulo”. Com a decisão, São Paulo passa a ter quase um terço dos municípios inclinados para o setor turístico.
É nesse contexto que se situa a iniciativa da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – e do Skål Internacional São Paulo, em lançar o prêmio Top Destinos Turísticos. Certame vai premiar 39 cidades paulistas, três em cada um dos treze segmentos do turismo. A votação é online, por meio do site oficial do prêmio: www.votetop.com.br. O prêmio Top Destinos Turísticos é uma solução criativa para as cidades se promoverem, com impacto adicional positivo para empresas locais.
Em nome do Skål São Paulo e da ADVB, meus cumprimentos a prefeitos, vereadores, gestores e empresários dos primeiros 20 MITs. Que venham os outros 120! E que possamos, juntos, MITs e Estâncias, implantar medidas inovadoras para o deslanche do turismo paulista e brasileiro.
*Aristides de La Plata Cury, conferencista e consultor, é presidente do Skål Internacional São Paulo e vice-presidente do Núcleo de Turismo da ADVB.