Queda do dólar: vantagem ou desvantagem para o mercado brasileiro de viagens?A maioria dos agentes de turismo do Brasil concentra seus esforços na divulgação e promoção dos destinos domésticos. Por conta disso, muitos profissionais dessa categoria estão preocupados com a queda do dólar, que, ao tornar as opções internacionais mais atraentes ao consumidor, vem ofuscando a procura pelo turismo dentro do país, apesar do movimento recorde de viagens domésticas nos últimos anos. Mas afinal, há motivos para preocupação?
Essa questão é levantada na
Turismo em Números.com, publicação dedicada à análise do mercado de turismo mantida pelo Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (SINDETUR-SP), que chega à sua 84ª edição.
Depoimentos de agências de turismo e operadoras turísticas e análises levantadas pela revista dão conta que a resposta é não. De um modo geral, apesar de algumas ressalvas, todas acreditam que o desejo dos brasileiros em viajar, impulsionado pelo aumento da renda, está cada vez mais forte, culminando em um mercado em expansão. E as vendas seguem crescendo como resultado da estabilidade econômica.
Acompanhe esse e outros assuntos (como a descoberta do turismo rural no Brasil, a importância do benchmarking e uma entrevista com Flávio Dino, presidente da Embratur) na edição 84 da Turismo em Números.com, que está no ar.
Sobre a revistaA revista Turismo em Números.com é atualmente, no Brasil, a única publicação dedicada à análise do mercado de turismo, à luz de pesquisas cientificamente orientadas. Seu trabalho é respaldado pelo apoio técnico do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), órgão de estudos criado e mantido pelo Sindicato das Empresas de Turismo (SINDETUR-SP).
Recentemente convertida da versão impressa para a versão online, é leitura obrigatória nos meios acadêmicos e empresariais, registrando mais de 12 mil acessos mensais na sua biblioteca, cujo acervo é composto pelas edições anteriores. O segredo do sucesso, além da seriedade e profundidade com que se exploram os assuntos, é o compromisso com a verdade e com o pluralismo na produção das reportagens e artigos.