Agentes de viagens do século XXI
Destino: lucratividade
Programa de alcance nacional prevê, entre outras ações, a criação de uma linha de crédito para financiamento de projetos no setor
As entidades de classe representativas das agências de viagem anunciam, na tarde desta quarta-feira, na Federação do Comércio de São Paulo, o programa Agente de Viagens do Século XXI, que prevê, entre outras ações, a criação de uma linha de crédito, para apoio a projetos capazes de favorecer o desenvolvimento sustentado das empresas.
"A idéia é financiar, em escala nacional, o diagnóstico do setor, a partir do inventário de problemas que hoje reduzem a 3%, em média, a rentabilidade da rede de agenciamento de viagem. Mas, também, adotar, de maneira objetiva, as soluções cabíveis, segmento por segmento – desde a educação dos profissionais, no sentido mais amplo do conceito, até os modelos de gestão do negócio", resume Eduardo Nascimento, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo.
Além do Sindetur, o evento tem o apoio da seção nacional da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), Favecc (Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais), Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo), Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e Fenactur (Federação Nacional de Turismo).
COMO ADERIR?
Durante o encontro, as entidades de classe vão anunciar os vários segmentos do setor que deverão demandar investimento. De antemão, já se sabe, porém, que, uma das propostas é dotar as empresas de capital de giro, inclusive para terem acesso a equipamentos de informática, sistemas de apoio à automatização das operações e, acima de tudo, serviços de consultoria que as ensine como tirar o melhor proveito possível desses recursos.
A preocupação se justifica. Hoje, segundo Censo realizado em 2006, 87% dos cerca de dez mil agentes de viagens cadastrados no Ministério do Turismo utilizam GDS (Global Distribution System) e têm portal na Internet. Apenas 23% não dispõem de site. Mas muito poucos sabem como usar a tecnologia enquanto ferramenta de produtividade.
Para facilitar o engajamento ao programa Agente de Viagens do Século XXI, os organizadores vão colocar à disposição dos participantes, na Fecomercio, terminais de computadores devidamente programados para receber inscrições no programa.
CONSULTORIA DE RESULTADOS
O pano de fundo do evento que lança o programa Agente de Viagens do Século XXI é a palestra da consultora Sirley Garoli, especialista no treinamento de equipes de vendas e atendimento. Entre outras coisas, a administradora de empresas e publicitária mostra ao agente de viagem como gerar resultados, com efetivo aumento da rentabilidade dos negócios. Mas, igualmente, no momento em que tanto se discute o conceito de responsabilidade solidária, por que e como o agente pode proteger o cliente (e a própria imagem, afinal) de eventuais incidentes durante a viagem.
Sirley abordará, ainda, a importância do conhecimento – da natureza dos negócios e da tecnologia – para uma gestão eficiente.
Outra questão importante e delicada, que ela deve analisar é a cobrança dos chamados serviços não comissionados. "Por mais simples que pareça, todo e qualquer serviço prestado pela agência, comissionado ou não, é resultado de anos e anos de investimento – em pessoas, tecnologia e conhecimento. É justo, portanto, cobrar por eles. Mas... quanto? Como? Isso é uma das coisas que vamos debater. Para cobrar, é preciso confiar na qualidade do serviço que se está oferecendo. O agente precisa resgatar a auto-estima", explica a consultora.
A solenidade de lançamento do programa Agente de Viagens do Século XXI será nesta quarta-feira, no auditório da Fecomercio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista), a partir das 17 horas. Para mais informações e inscrições no evento, visite o site: www.agentesecxxi.com.br.