Ex-presidente do SPCVB, Altino João de Barros, também foi homenageado por sua inestimável contribuição ao turismo paulistano, como a permanência do GP de Fórmula 1 no Brasil e a abertura do comércio aos domingosNa noite de quarta-feira (27), o Skal São Paulo promoveu um jantar para homenagear as três décadas da fundação do São Paulo Convetion & Visitors Bureau e seus presidentes, que foram fundamentais para a transformação da cidade de São Paulo como destino turístico.
O presidente do SKAL São Paulo, Aristides Cury, lembrou que a sociedade civil organizada e os empresários do setor são corresponsáveis, ao lado dos governos, em promover projetos que tragam melhorias aos destinos.
Aristides reforçou que estes projetos tratam do binômio Turismo X Qualidade de Vida. “Os visitantes do destino conjugam os verbos dormir, comer, comprar e visitar. Ao conjugá-los, o turista se desloca pela cidade, experimenta serviços públicos e privados de transporte e mobilidade urbana, avalia aspectos ligados à segurança, sinalização, limpeza, entre outros”, discursou.
Ainda falando das conquistas nestes trinta anos, o presidente do Skal São Paulo relembrou duas, entre tantas, contribuições extremamente positivas para a cidade de São Paulo propostas pelo ex-presidente do SPCVB, Altino João de Barros. A primeira delas foi a permanência do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que hoje é considerado o maior evento realizado na cidade de São Paulo e movimentou em 2012 cerca de R$ 250 milhões.
Outra história interessante encabeçada por Altino João de Barros foi a abertura do comércio aos domingos, em 1998, que garantiu ao São Paulo Convetion & Visitors Bureau o seu primeiro prêmio Marketing Best.
Altino João de Barros, hoje aos 89 anos, também discursou no evento agradecendo a todos que fizeram parte da sua trajetória profissional. Emocionado, disse que foi um privilégio fazer parte do Convention Bureau. “É uma sensação especial estimular pessoas, empresas e autoridades em torno de uma ideia simples que a de tornar São Paulo um local prazeroso para se viver e fazer turismo de negócios, cultura e entretenimento”, disse.
“Conscientes do papel de Altino João de Barros nesse processo vitorioso foi que o Skal-SP decidiu homenageá-lo em 2013. E como ele não conseguiu isso sozinho, decidimos estender à Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convetion & Visitors Bureau”, finalizou Aristides.
Clique aqui e confira as fotos do jantar.
História do São Paulo Convetion & Visitors BureauFundado em 11 de novembro de 1983, o São Paulo Convetion & Visitors Bureau se inspirou no modelo de Nova York pela evidente semelhança entre as duas metrópoles: turismo de negócios. Ambas as cidades tiveram que apostar em projetos para atrair visitantes aos finais de semana, incentivaram a arte, cultura e lazer.
Com trinta anos de história, o SPCVB serve hoje de inspiração para os demais Conventions ao redor do Brasil, com a função de gerar negócios aos associados pelo aumento da competitividade do destino turístico.