Skal-SP promove debate sobre o impacto turístico da Copa do Mundo no Brasil
Durante encontro foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada na Alemanha e na África do Sul
Na última quarta-feira (16) o Skal-SP realizou um almoço, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, para debater o impacto turístico da Copa do Mundo no Brasil, sobretudo na cidade de São Paulo. Com o tema “Afinal, captar a Copa de 2014 foi ou não um bom negócio?”, durante o encontro, mediado por Luiz Sales, secretário Adjunto de Esportes, Lazer e Recreação, foi apresentado o resultado de uma pesquisa realizada, sem rigor científico, entre os skalegas da Alemanha e África do Sul, países sedes das últimas duas Copas – 2006 e 2010, respectivamente.
Segundo as tendências, apontadas pela pesquisa, a importância de realizar a Copa para o desenvolvimento destes dois países foi de 80% alta e 20% média. Com relação ao setor hoteleiro, a ocupação média durante o período dos jogos foi 80% superior e 20% equivalente. Já sobre a promoção turística durante a Copa, 40% afirmaram que foi ótima e 60% boa. “No geral, todos os itens analisados pelos entrevistados tiveram um resultado positivo”, completou Aristides de La Plata Cury, presidente do SKAL São Paulo.
No encontro, os participantes do almoço – skalegas, jornalistas e convidados – também tiveram a oportunidade de assistir ao depoimento, em vídeo, de Nádia Campeão, na ocasião, prefeita de São Paulo em exercício. “A Copa do Mundo é um evento importantíssimo para mostrarmos o que somos e o que podemos oferecer. Em São Paulo temos um projeto muito bom principalmente para a Zona Leste, no que diz respeito a investimentos públicos, com consequentes ganhos na área social e esportiva”, disse Nádia, que acumula o cargo de coordenadora do Comitê Municipal da Copa.
Apresentando o plano de mobilidade urbana, Roberto Arantes, da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, afirmou que estamos preparados para receber a Copa do Mundo. “Temos condições de convencer a FIFA de que a melhor alternativa para a mobilidade do público, durante os jogos, ainda é o transporte público”, disse Arantes. Já Gilson Novo, do Grupo Águia, discorreu sobre as possibilidades de negócios que podem ser realizados durante o megaevento.
No encontro deste mês do Skal-SP foram apresentados os novos skalegas, que já assinaram a ficha de inscrição: Bruno Omori, presidente da ABIH-SP; Jean Philippe Pérol, da agência de Desenvolvimento Turístico da França; e Caroline Putnoki, representante da Cap-Amazon. Houve, ainda, a divulgação da agenda dos próximos eventos do Skal-SP, tais como: o seminário de Planejamento da Diretoria, oferecido pelo Mavsa Resort e confirmado pelo dirigente Luciano von Bloedeau, visitas à arena Corinthians e à quadra da Escola de Samba Mocidade Alegre exclusivas a skalegas e o jantar anual de homenagem à personalidade do trade, que será realizado no dia 27 de novembro, no Hotel Pullman.