Declaração do presidente do SKAL Austrália
"Agentes de viagens que querem sobreviver têm de ser capazes de agregar valor. Devem vender conhecimento e experiência, mostrar que, de fato, podem fazer um plano de viagens melhor.
Inicialmente, os agentes tiveram de repensar o próprio negócio, uma vez que as comissões sobre passagens aéreas cessaram. Mas o grande impacto tem sido provocado pela Internet, enquanto balcão de venda.
Agentes tradicionais não vão desaparecer; nós ainda temos 4.000 agentes na Austrália, o que é aproximadamente o mesmo número de há dez anos.
Não há evidências, ainda, deque outros setores, tais como hotel e locação, também irão retirar as comissões. Mas presumimos que isso possa acontecer.
A internet não tem volta. Assim, o agente deve aprender a utilizar essa ferramenta.
Agentes espertos devem estar presentes na Internet, com operações online, ou dar prioridade a segmentos de mercado que lhes permitam trabalhar com menor número de clientes, mas nos quais o valor da transação seja muito maior.
Muitos agentes, agora, cobram fees antes mesmo de fazer a reserva, como forma de remuneração da consultoria inicial. Assim, são pagos pelo tempo despendido.
Se o cliente compra o produto que tem comissão, por exemplo um pacote turístico, normalmente o FEE é devolvido".