Discurso de posse - parte I
Discurso de posse
O Skål é uma organização profissional de lideres do turismo ao redor do mundo, que promove o turismo global e a amizade entre seus membros.
É o único grupo internacional que une todos os segmentos que compõem esta extraordinária indústria, que gera 258 milhões de empregos e 9,1% do PIB mundial.
Seus membros fazem, na prática, o setor de turismo se movimentar, quer seja aqui em São Paulo, quer seja em Melbourne ou em Toronto e outras 450 localidades em todo o mundo.
Todos os anos, nestas 450 cidades, localizadas em 85 países, os membros do SKAL elegem uma diretoria e congregam, em reuniões mensais, cerca de 20 mil profissionais em todo o mundo.
Além dos encontros mensais, realizamos congressos nacionais, regionais e internacionais, sempre em busca da troca de opiniões e de um maior relacionamento profissional e pessoal, em busca de um melhor entendimento entre os povos e do estimulo ao turismo mundial.
O primeiro clube foi fundado em Paris, em 1932, por um grupo de executivos que fizeram algo que está saindo de moda nos dias de hoje, num mundo recheado de informações na WEB: eles fizeram um Tour Educacional até a Scandinavia.
Antigamente este era o jeito de conhecer um destino para depois poder replicar as informações com segurança para outros viajantes: visitando este destino pessoalmente, tirando fotos, tomando notas.
Hoje, os desafios são outros. O viajante é bombardeado por informações que estão ao alcance de um simples clique; disponíveis com agilidade no Google ou no Youtube, além da troca de informações no Facebook e em outras mídias sociais.
Será que, com isso, nós estamos diante do fim do agente de viagens ou do nascimento de uma nova e promissora atividade de consultoria de viagens, cada vez mais qualificada para prestar serviços de valor agregado?
Muitas dúvidas sobre esse tema ainda pairam no ar, na terra e no mar. Mas vamos agora imaginar, por um momento, aquele grupo pioneiro de líderes e viajantes franceses, quando se deslocaram para a Scandinavia. É provável que, entre eles, havia, além de alguns agentes de viagens; o representante da empresa de trem e outro da empresa marítima que, juntos, encontraram um ou dois hoteleiros, mais o representante da equipe de receptivo, o guia, dois ou três donos de restaurantes, etc.
Foi daquele encontro que nasceu uma liga, constituída por valores que renovam sua importância com o passar dos anos. Alguns deles, que antes eram concorrentes, se tornaram amigos e entenderam que podiam ser dar bem, não apenas pessoalmente, mas também, como profissionais. Desde então, a iniciativa de reunir um grupo de amigos passou a ser considerada como ação possível de ser compartilhada em tantos destinos ao redor do mundo. Assim, ficou evidente que todos podemos de fato trabalhar em favor de uma engrenagem única, que passa por cima de diferenças raciais e de religião, promovendo a união que resulta em mais força para o setor como um todo.
Os fundadores do SKAL sabiam também que as barreiras entre os povos poderiam ser minimizadas e o entendimento entre as nações atingiria uma escala muito maior, se os seus clientes simplesmente fizessem seu papel: viajassem.