Confira a seguir a íntegra do discurso que reúne informações pertinentes às principais realizações da presidente do Skla Internacional do Brasil, Ana Carolina Medeiros. Durante o 44° Congresso Nacional da entidade foi anunciada Sônia Vidinhas como presidente eleita para o biênio 2014-2016. A composição da diretoria eleita está disponível aqui.
Boa noite queridos Skalegas!Hoje estamos encerrando mais um congresso de sucesso do Skal: O 44º Congresso Nacional!
Vou contar uma curiosidade pra vocês: Pra quem não sabe, o Rio Iguaçu, que se origina de dois rios (o Atuba e Iraí), nasce em Curitiba e deságua na cidade de Foz do Iguaçu no Rio Paraná, depois de cortar diversas cidades.
E assim acredito que seja o desenho da minha gestão, que começou em Curitiba e hoje termina em Foz do Iguaçu. Passei por diversos municípios de vários estados, levando os Congressos Nacionais e também as reuniões de diretores e presidentes, assim como participei de eventos de vários clubes. Todo ciclo tem um começo e um fim. Fui eleita em 2010, em Curitiba, e aqui vou passar o colar a diante.
Não tenho como conter a emoção que se manifesta nesta ocasião solene, quando encerro a honrosa missão de presidir o Skal Internacional Brasil pelo período de quatro anos. Fazendo o ‘filminho de volta’ da evolução do nosso trabalho, me ocorre uma frase muito sugestiva do escritor russo Leon Tolstoi (autor da obra Guerra e Paz). Diz ele que "só seremos universais se conhecermos e amarmos nossa aldeia." Por analogia, transponho os dizeres de Tolstoi para a minha condição de maranhense de coração, para as singularidades daquele Estado que faz parte integrante das minhas referências mais valiosas e essenciais. E que, sem exagero, me permitiram a conquista de outros espaços, outras culturas, outros valores em âmbito universal.
O amor forjado nas minhas origens e extrapolado para missões e conquistas mundo afora, vem ao encontro dos fundamentos do Skal, que está na associação do turismo com a amizade. Tenho o privilégio de poder afirmar, com muito orgulho, que praticamente ‘nasci e cresci skalega’... por conta da militância sempre entusiasmada de meus pais. Em termos formais, sou associada desde os 18 anos por convicção e impulsionada pelo desejo não só de trabalhar em conjunto, mas também pelo conjunto. E conforme tenho reiterado, encarno na plenitude o espírito Skal: confraternizar, compartilhar, festejar e desenvolver os laços de amizade por meio das características e pontos altos do turismo. Bendigo, todos os dias, o acróstico SKAL, que literalmente remete a saúde, amizade, longa vida e felicidade!
Começando o nosso filminho...
Imaginem vocês que depois da eleição como presidente eu teria o desafio de realizar um congresso a bordo de um navio? Muitos disseram que eu não daria conta, mas sem a grande e importante ajuda do Skalega do Rio Nylvando Oliveira Jr. e da então skalega Leda Salengue, não teria sido possível. Foi o primeiro congresso a ser realizado em um navio e tivemos uma participação recorde! Imaginava que seria um sucesso, mas não pensei que fosse tanto. Até hoje colhemos bons frutos deste evento.
Não posso esquecer do segundo desafio desse primeiro ano da gestão: o susto que levamos com a cobrança do Skål Internacional sobre uma dívida antiga e que ameaçava nos desvincular. Foi o primeiro "presente" que recebi de 2011, mas nada que o espírito Skal não nos permitisse solucionar da forma mais incrível e melhor possível. Mais uma vez, não tenho palavras para agradecer todos aqueles que depositaram confiança em mim e na minha diretoria. Em seis meses, conseguimos quitar essa dívida, e hoje os Clubes Brasileiros estão mais fortalecidos e os Skalegas mais confiantes na entidade.
Em 1º de abril de 2011, protagonizamos encontro com o então ministro do Turismo Pedro Novais.
O ano de 2011 foi repleto de boas surpresas. Entre 18 e 23 de setembro de 2011, tive a honra de participar do 72° Congresso Mundial do Skål Internacional. Cabe lembrar do pré-congresso, uma semana antes, quando visitamos diversas cidades históricas e símbolos turísticos da Rússia, Finlândia e Suécia. Naquela oportunidade, foi muito compensador o destaque alcançado pelo nosso país, traduzidos em honrosas homenagens. Skalegas do Maranhão e de Santa Catarina ganharam reconhecimento público pelo crescimento em mais de 10% do número de associados. O Skalega do Rio de Janeiro, Isaac Haim, foi eleito como Membro de Honra do Skal Internacional! E para fechar bem, tive a grata surpresa de receber das mãos do então Presidente do Skål Internacional
Parte 2 - Discurso Ana Carolina Medeiros - Congresso 2014Parte 3 - Discurso Ana Carolina Medeiros - Congresso 2014Composição da diretoria biênio 2014-2016Galeria de imagens