A afirmação é de Raimundo Peres, da ABEVT; ele dará palestra sobre o assunto no 43º Congresso Nacional do SKALO Segmento do Turismo de Eventos no Brasil vem crescendo e se profissionalizando bastante nos últimos dez anos, acompanhando o processo de desenvolvimento econômico pelo qual o país tem passado. Porém, este processo vem ocorrendo de forma diferenciada de acordo com cada região, como afirma Raimundo Peres, acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e diretor da Conemar Consultoria. “O Sudeste, por exemplo, liderado por São Paulo e Rio de Janeiro, tem capitalizado mais no potencial do mercado MICE [Meeting, Incentive, Convention and Exposition], em função não só da sua pujança econômica, mas um convencimento do setor empresarial e governamental de que eventos é o grande negócio do turismo”, afirma.
Raimundo cita também a região Sul, que estaria em um segundo estágio, especialmente para algumas áreas deste segmento, como a área de Congressos (Meeting) e Convenções. “Lamentavelmente o Norte e Nordeste, embora apresentem um excelente potencial de atrativos turísticos, carecem de uma infraestrutura de serviços, tecnologia e mentalidade empresarial e governamental”, acrescenta Peres.
O diretor da Conemar também afirmou que faltam mais eventos que gerem fluxo turístico e que rentabilizem a infraestrutura de oferta turística instalada, especialmente na baixa estação. “É só atentarmos a pouca representatividade estatística do turismo de eventos, de menos de 7% do fluxo turístico total das principais cidades do Norte e Nordeste” conclui.
Peres ministrará uma palestra sobre o assunto no
43º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, que será realizado entre os dias 15 a 19 de maio em Fortaleza e Beberibe. A palestra “Gestão e Estratégias Frente aos Novos Desafios do Mercado”, acontece no primeiro dia de evento, com mediação de Paulo Gaudenzi. Na programação do congresso está previsto ainda visita técnica ao Centro de Eventos do Ceará e aos pontos turísticos da região.
Para mais informações: Skal Fortaleza (85) 3254.4711; EMAIL skalfortaleza1@hotmail.com.
Clique
aqui para ver foto do palestrante.