O Skål Internacional esta realizando o seu congresso latino-americano no Panamá. O evento teve início na última sexta-feira (27 de abril, de 2012) no Marriott Panamá, com o tradicional desfile de bandeiras dos países participantes. (
vide foto). Cerca de 20 profissionais brasileiros estão acompanhando o evento que tem como tema principal “Innovando Skal sin Fronteras”.
No ato solene de abertura do congresso, os skalegas de todos os países do continente latino-americano puderam ouvir atentamente uma palestra sobre o tema da inovação, que motiva a retomada do Skål como entidade de ativa presença setorial. Ontem (29/04), domingo, todas as delegações presentes fizeram um passeio de barco pelo canal do Panamá. Hoje, segunda-feira, ocorre uma sessão interativa entre os sócios, que discutem novas formas de fortalecer o clube, que foi fundado em 1934, em Paris, e atualmente é reconhecido e valorizado globalmente por seu pioneirismo, ao ter criado a primeira rede interativa do setor de viagens e turismo.
O Congresso latino-americano do Skål conta com a presença do presidente internacional da entidade, o mexicano Enrique Quesada. Durante o encontro, ele confirmou a sua participação no 42º Congresso Nacional, que será realizado de 30 de maio a 3 de junho, no Maranhão, pelo Skål Brasil, com apoio dos governos municipais de Barreirinhas, São Luís, São José de Ribamar e da Secretaria Estadual de Turismo do Maranhão.
Nos cinco dias do evento, os skalegas e lideranças do trade turístico no Brasil debaterão “O Turismo na era do capital natural” e os desafios que devem ser enfrentados por todos os elos da cadeia setorial. O objetivo é elaborar um documento que será submetido à aprovação em Encontro de Cúpula que compõe a agenda Rio + 20 e Você, dia 16 de junho, no Museu do Universo (RJ).
“Quando falamos em sustentabilidade, logo pensamos no meio ambiente. Mas ser sustentável vai mais além. É preciso refletir, também, sobre os fatores econômicos e sociais. E é fundamental que todo o setor debata a respeito”, antecipa Ana Carolina Medeiros, presidente do Skål Brasil, destaca a importância do congresso, alinhado às bandeiras de luta do Skål Internacional, com debates e planos de ações sustentáveis acessíveis aos skalegas.