Sistema Press Club
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Mercado fotográfico ganha força na era digital
Press Kit - ON-Connect
Página principal do Press Kit  ON-ConnectEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Empresas e Negócios

Tamanho do texto: A+ A-


Mercado fotográfico ganha força na era digital

A presença da fotografia na vida das empresas é notória. O processo de inovação no modo de se comunicarem com o mundo envolve, cada vez mais, a presença de imagens. A maturidade do mundo desenvolvido no mercado fotográfico faz com que os países como o Brasil sejam o foco das atenções das empresas que atuam nessa área. Neste cenário, inovação tecnológica resgata a relevância do talento dos fotógrafos profissionais.

A invenção da fotografia, por Louis Daguerre, anunciada em Paris (1839), está entre as mudanças de paradigma mais impactantes da história da humanidade. Surgiu no contexto inicial da sociedade industrial, e a velocidade em reproduzir tecnicamente a imagem refletida, desde o início, constituiu seu grande diferencial. E é impossível imaginar o mundo moderno sem a fotografia. Vive-se uma sociedade iminentemente imagética.

O advento da fotografia digital, que veio substituir o sistema analógico, representa revolução à parte. Embarcada nos smartphones, a nova tecnologia fotográfica consumou a previsão acertada, nos anos 90, de que se caminhava para a ‘confluência digital’.

Na comparação com o processo analógico, antes de ser armazenada, a luz é convertida em corrente elétrica, depois em código binário e por fim processada e salva em extensão de arquivo e transformada em imagem digitalizada. E o processo de inovação não para: a câmera digital quântica é o próximo passo, que promete revolucionar, em breve, todo o conceito da fotografia.

Hoje, todo portador de um smartphone é, no mínimo, um fotógrafo amador. Porém, o campo de atuação do fotógrafo profissional alargou-se, em função das transformações da vida contemporânea. Além das artes plásticas, está inserida no mundo comercial, industrial, documental, científico e dos eventos – entre outros tantos.

Mercado Internacional

A empresa de pesquisas KeyPoint Intelligence, em estudo recente, estreitou foco no mercado de câmeras DSLR e câmeras sem espelho (Mirrorless ou MILCs). Concluiu que 72% dos consumidores que desejam comprar uma câmera com lentes intercambiáveis, no período de um ano, ainda não possuem um equipamento desse tipo.

A maioria desses compradores em potencial deseja substituir seus atuais smartphones ou câmeras compactas por câmeras mais avançadas. 33% dos usuários de smartphones e 42% dos usuários de câmeras compactas dizem que estão inclinados a comprar uma câmera do tipo Mirrorless. 30% de todos os proprietários de câmeras e/ou smartphones planejam encarar a fotografia mais a sério nos próximos cinco anos.

Mercado brasileiro

A maturidade do mundo desenvolvido no mercado fotográfico faz com que países, como o Brasil, sejam o foco das atenções das empresas que atuam nessa área. Aqui ainda há um mercado consumidor a ser explorado, incluindo a demanda por impressões digitais. Do total de câmeras fotográficas vendidas na AL, 44% foram comercializados no Brasil. Isso representa aumento da demanda por serviços relacionados à fotografia.

De acordo com a International Data Corporation (IDC Brasil), 47,7 milhões de smartphones foram vendidos em 2017 – crescimento de 9,7% ante 2016. Mais pessoas passaram a utilizar dispositivos móveis capazes de fazer fotografias com uma qualidade razoável. No país, 61,4% do mercado de fotografia está concentrado na região Sudeste.

Por outro lado, a compra de câmeras profissionais vem aumentando ano a ano, segundo informações da FHOX na Feira Fotografar, em São Paulo, em 2017. Ante o boom de consumo de celulares, os profissionais perceberam que precisam adquirir equipamentos ainda melhores, para que seja agregado valor aos seus serviços.

A rigor, fotografar é muito mais que apontar a objetiva e dar um click. A atividade envolve conhecimentos e técnicas que, ao longo dos anos, sofrem mudanças e evoluem, rumo à aproximação do real. E o resultado final é sempre fruto do talento, criatividade, rigor técnico e estético de quem clicou.

Mercado Corporativo

A presença da fotografia na vida das empresas é notória. O processo de inovação no modo de se comunicarem com o mundo envolve, cada vez mais, a presença de imagens. Os textos encolhem no mundo digital, ao cederem espaço para o internauta ver. Imagens sintetizam e dão velocidade às mensagens. Por trás de cada uma delas, a presença de fotógrafos profissionais cresce, segundo a competitividade e o grau de exigência dos consumidores.

É nesse contexto que a Expressão Studio aparece com portfólio respeitável e soluções inovadoras. Fundada há 25 anos pelo fotógrafo e publicitário Ken Chu, é especializada em fotografia e dedicada a atender o mercado empresarial. Possui DUNS NUMBER: 914670935 e está sediada à Rua Carneiro da Cunha 167 – CJ 113 – Saúde – SP – SP.

Inscrita no Caufesp, participa regularmente de licitações governamentais. Dispõe de conhecimento, experiência, estrutura técnica e logística para atender a empresas de grande porte em suas necessidades tradicionais de fotografia. Atende eventos de pequeno, médio e grande porte.

Plataforma ON-Connect

Integra soluções fotográficas para feiras e eventos. A ON-Connect consiste em instrumento a serviço da agilidade no cenário da comunicação digital. Porém, também é capaz de atender a veículos da mídia impressa, a partir do acesso a imagens com a qualidade suficiente para publicação. Comunicação ON-Connect pode prescindir de Wi-Fi. Solução atende feiras de negócios realizadas em pavilhões onde a Internet nem sempre oferece estabilidade de conexão.

Apaixonado por fotografia e tecnologia, Ken Chu lembra-se da frase dita por um empresário de estaque: “Quem não guarda sua memória não tem história para contar”. E esse caráter documental está na base de todas as funcionalidades da ON-Connect, que oferece nove soluções integradas - www.expressaostudio.com.br – e muito favoráveis do ponto de vista do ROI (Return On Investment).

Ken Chu conta que “em 2014, ganhamos uma concorrência para criar o atual Banco de Imagens da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Visitamos 220 cidades indicadas, para registrar os principais atrativos turísticos de cada uma delas. Criamos acervo de 150 mil fotos e o trabalho foi concluído, como previsto, em 2015. Naquele job, o maior desafio foi desenvolver uma solução digital que garantisse exibir, em alta resolução e de maneira organizada, cerca de 5.400 imagens selecionadas, legendadas em português, inglês e espanhol”.

Para apresentar o conceito e as funcionalidades do sistema, a Expressão Studio realiza evento no próximo dia 12 de dezembro, das 10h00 às 12h00, no auditório da Academia Brasileira de Eventos (Rua Frei Caneca, 91 – 12º andar – Consolação – São Paulo).

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
Agência AMIgo! - Assessoria de Imprensa
Assessoria de imprensa ON-Connect
Fone: 11 - 99658-8766
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: lhm120962@gmail.com
Site: http://www.agenciaamigo.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007