IDESTUR discutirá turismo rural durante encontro no interior paulista
Evento também contará com Rodadas de Negócios com a presença de compradores convidados
Em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e a Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e patrocínio do Sebrae Nacional, o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) realizará nos dias 14 e 15 de outubro a “VI Rodada Nacional do Turismo de Negócios Brasileiro”, em São Paulo (SP). O evento reunirá dez operadoras (bayers) interessadas em fechar negócios com 20 produtos (suplayers) disponibilizados e reconhecidos por ofertar como diferencial experiências únicas .
Produtos e experiências rurais, naturais e comunitárias de vários estados, tais como: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Bahía, Rio Grande do Norte, Alagoas e Amazonas estarão ofertando um universo de múltiplas oportunidades. O encontro tem como objetivo criar elos de confiança e fortalecer a cadeia de negócios dentro do setor. “Esta é a sexta vez que o IDESTUR promove uma rodada nacional de negócios como estratégia de buscar por um segmento moderno e profissional, mas sem perder a ruralidade”, comenta Andreia Roque, presidente do IDESTUR.
Vários destes destinos presentes, como é o caso de Maragogi Rural em Alagoas, foram apresentados em 2014 ao mercado, pelo Ministério do Turismo, com a marca de "Talentos do Brasil Rural". Alguns deles, como o Raízes Turismo e Artesanato do Vale do Jequitinhonha, de Minas Gerais, também foi agraciado com o "Prêmio Braztoa de Sustentabilidade", iniciativa que visa estimular a cultura da sustentabilidade no setor.
Segundo pesquisa realizada pela Abraturr, São Paulo, sede do evento, aparece como estado consolidado no turismo rural, com mais de 10 anos de atividades. A capital paulista e as cidades do entorno, Grande São Paulo e o ABCD, apresentam grande potencial como pólos emissores de turistas para realizarem atividades empreendedoras. Considerando este como sendo um diferencial a ser analisado, nesta edição, a Escola de Comunicação e Arte, ECA USP, participará como facilitadora do momento conceitual, no início deste encontro de negócios.