A aposta certeira no turismo em Guarujá
João Carlos Pollak*
Em um momento de crise econômica, no qual o desemprego vem crescendo e atingindo uma parcela considerável da população brasileira, depositamos nossa fé no turismo, como um vetor primordial e decisivo para a retomada do crescimento econômico e, consequente, melhoria do quadro social.
O turismo impacta 52 setores da economia e, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), é responsável por mais de 35 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a geração de empregos no setor atingiu aproximadamente 3,2 milhões de pessoas, um incremento de 3,2%. A expectativa para os próximos dez anos é de ainda crescer 1,4%, atingindo quase 3,7 milhões de vagas.
Apesar das dificuldades que enfrentamos na atualidade, a OMT apontou em seu último boletim de 2015 que houve um crescimento de 1,9% da contribuição da cadeia do turismo para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O setor passou de 9,6% (em 2014) para 9,8% do PIB no ano passado, com tendência de crescer 3,3% nos próximos dez anos, chegando a 10,2% do PIB em 2025.
Ao analisarmos esse cenário, acreditamos que o Guarujá Convention & Visitors Bureau (GCVB) tem uma função estratégica para a economia paulista e nacional. Com localização privilegiada, próxima à maior região metropolitana do País, 27 praias, gastronomia diversificada, melhor rede hoteleira do litoral paulista e a presença de diversos equipamentos para atender os visitantes, trabalhamos arduamente para potencializar esses fatores e assim consolidar e ampliar a vocação da ilha para o turismo.
Em parceria com órgãos públicos, como a Secretaria de Turismo de Guarujá, buscamos incessantemente melhorar a infraestrutura, a qualificação dos serviços e a segurança do município para que o turista seja bem-recebido e o guarujaense sinta orgulho de sua terra. Esses esforços já são sentidos no bom desempenho que obtivemos na última temporada de verão, quando 2,5 milhões pessoas estiveram em nosso destino, um crescimento de 56% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Com um reforço de 450 policiais durante a Operação Verão, realizada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, Guarujá obteve a menor média de furtos e roubos em comparação a anos anteriores. Mais do que a quantidade de visitantes, alegramo-nos em saber que os que aqui estiveram desfrutaram de momentos merecidos de lazer. Esses indicativos comprovam que, apesar de termos muito ainda por realizar, também temos todas as condições de construirmos um destino cada vez melhor.
Não menos importante é ressaltar a participação do GCVB na Unedestinos, entidade que congrega os principais CVBx nacionais. O órgão conta também com um Conselho Consultivo formado pelas entidades: ABIH, Abracorp, Abrasel, CNTur, Fohb, abr e Ubrafe, além de um corpo de consultores especializados.
* João Carlos Pollak é presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.