Governo reforça Guarujá como vetor para o desenvolvimento turístico nacional
João Carlos Pollak*
O Governo Federal anunciou nesta semana uma redução no número de municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, de 3.345 (em 2013) para 2.175. Este documento norteia a definição das políticas públicas para o setor. Como sempre acreditamos e focamos nossos esforços desde a criação do Guarujá Convention & Visitors Bureau (GCVB), o destino segue na lista das 222 cidades paulistas priorizadas para desenvolver e consolidar novos produtos.
Esse novo foco em um número menor de localidades trará grandes benefícios não somente aos players do nosso destino, mas auxiliará na otimização de resultados a todos os envolvidos direta e indiretamente com os locais selecionados. O programa de regionalização, implantado desde os primórdios do Ministério do Turismo, contempla que os municípios não recebem os dividendos de suas ações de forma isolada. O setor compõe uma grande rede de serviços que beneficia 52 setores da economia e está presente em todas as localidades do território.
O turismo de Guarujá não está somente integrado aos demais municípios da Costa da Mata Atlântica: Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, como aparece incorporado a todos os 222 municípios das 28 regiões turísticas do Estado de São Paulo e todas as 2.175 cidades selecionadas de Norte a Sul do País, com repercussões nos quase seis mil municípios nacionais e para os mais 200 milhões de brasileiros.
Destacamos o potencial do turismo guarujaense, com sua rede hoteleira composta pelos mais variados estilos de acomodações e preços, que incluem dois resorts de reconhecimento internacional, hotéis, flats e pousadas. Com inúmeros atrativos, recursos culturais e arquitetônicos, contamos com 27 praias urbanizadas que se dividem em mais de 18 km de areias brancas. Guarujá possui o maior polo náutico, com dezenas de marinas e mais de três mil embarcações que empregam mais de quatro mil pessoas.
Além de seus encantos para o segmento de sol e praia, oferecemos aos turistas e moradores fortes, fortaleza, trilhas, mirantes e o maior aquário da América Latina, sem esquecer da gastronomia qualificada, com restaurantes e bares considerados como uma das melhores cozinhas da região.
Nossa infraestrutura e localização geográfica próxima de grandes centros econômicos também são diferenciais. A ilha possui facilidade de acesso rodoviário e aéreo, realizado por meio da base aérea de Santos, onde será instalado o aeroporto metropolitano. Hoje, a cidade é reconhecida também pela sua autonomia e seu poder financeiro e ainda sediar um dos maiores portos da América Latina.
João Carlos Pollak é presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau