GCVB integra Grupo Gestor de Competitividade do Turismo de Guarujá
O objetivo do grupo será de propor novas ações ao turismo e dar conhecimento do estudo de competitividade às lideranças locais
Com a participação do Guarujá Convention & Visitors Bureau foi criado, no mês de maio, o Grupo Gestor de Competitividade do Turismo de Guarujá, que reúne representantes da administração municipal e dos setores empresariais e turísticos da cidade. O novo Grupo foi criado durante a Oficina de Formação de Gestores de Competitividade do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos, do Ministério do Turismo, que aconteceu nos dias dois e três de maio, no Delphin Hotel. Como representantes do GCVB no Grupo Gestor, a Ana Maria Carvalho ficou como titular e a presidente da entidade, Maria Laudemir de Oliveira, como suplente.
A oficina contou com a participação do consultor externo do Instituto Marca Brasil (IMB), Evandro Welp, que na ocasião apresentou a importância do projeto, ressaltando que o objetivo do grupo gestor será de propor novas ações ao turismo e dar conhecimento do estudo de competitividade às lideranças locais. O Grupo Gestor irá trabalhar em parceria com o Conselho Municipal de Turismo – Comtur.
Para a presidente do GCVB, a criação deste Grupo Gestor será importante para que a administração municipal, em parceria com as entidades representativas do setor, implemente ações que possam melhorar ainda mais a infra-estrutura e os serviços turísticos no Guarujá.
A primeira reunião do Grupo Gestor aconteceu no 16/05, e analisou o estudo de competitividade. O encontro aconteceu a partir das 16 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá.
Êxito
Uma das 16 cidades contempladas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional do Turismo, desenvolvido pelo Governo Federal, Guarujá obteve o melhor êxito na pesquisa realizada pelo Instituto, em 2010, nos aspectos ambientais relacionados ao Turismo, atingindo a nota de 72,2 pontos enquanto a média das cidades que não são capitais foi de 58,1 pontos. O estudo é composto por 13 dimensões, 62 variáveis e cerca de 600 perguntas, capazes de captar dados primários e secundários sobre a atividade turística nos destinos pesquisados.
O objetivo do projeto é propor a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no País e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo.
Relação de nomes do Grupo Gestor:
• Prefeitura de Guarujá (Secretaria de Turismo): Eduardo Ragassi (titular) e Denílson Santos (suplente);
• Prefeitura de Guarujá (Guarda Civil Municipal): Anderson dos Santos (titular) e Ana Valéria de Amorim (suplente);
• Câmara de Vereadores: Soraya Lignori (titular) e Rosenete Coimbra (suplente);
• Guarujá Convention & Bureau: Ana Maria Carvalho (titular) e Maria Laudemir de Oliveira (suplente);
• Sebrae: Paulo Sérgio Brito (titular) e Patrícia de Oliveira (suplente);
• Associação dos Quiosqueiros de Guarujá: Marcelo Nicolau (titular) e Silmara Cassini (suplente);
• Associação Comercial e Empresarial de Guarujá: Fernanda Bellan (titular) e Dagmar do Carmo Correa (suplente);
• Sindicato dos Hotéis, Restaurantes. Bares e Similares: Joel Campanatti (titular) e Gláucio Campanatti (suplente);
• Santos e Região Convention & Bureau: Luiz Dias Guimarães (titular) e Aristides Faria (suplente);
• Colégio e Faculdade Don Domênico: Manoel Fernando (titular) e Maria Lúcia Brito (suplente);
• ONG Meninos da Enseada: Marizete Aparecida da Silva (titular) e Maria de Lourdes Cardoso (suplente).