Reformas nas pistas do aeroporto internacional de Guarulhos mobilizam trade turístico em Guarujá
O Presidente do Guarujá Convention and Visitors Bureau, Ricardo Roman Júnior, acaba de encaminhar para a redação do jornal Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, nota sobre matéria que trata das reformas nas pistas do aeroporto internacional de Guarulhos. A referida matéria, na página C5, registra a opinião dos presidentes Edmar Bull, da ABAV-SP ("Nosso problema não é 2014, é agora") e Eduardo Nascimento, do Sindetur-SP ("Vai ser um prejuízo tremendo para a cidade") sobre o tema.
Olá, Andréa Maciel e José Benedito da Silva (jornalistas que assinam a matéria):
Como presidente da entidade que congrega os empresários do setor de turismo em Guarujá, assim como o apoio de várias outras associações representativas dos diferentes segmentos do setor de serviços no município, registro parabéns à reportagem veiculada no último dia 9 de outubro, com o título "Obra suspenderá ao menos 20% dos voos em Cumbica". Além de oportuna, a notícia retrata a grande e justificada preocupação do setor de viagens e turismo com os efeitos negativos resultantes da falta de planejamento e investimentos em infraestrutura aeroportuária no país.
Cumpre-nos, entretanto, a obrigação de esclarecer que, a Base Aérea de Santos, localizada em Guarujá, possui uma pista maior que a utilizada no aeroporto Santos Dumond, no Rio de Janeiro. Portanto, em condições técnicas compatíveis para receber voos comerciais de porte equivalente - o que significa, na prática, ser também uma alternativa para voos regionais operados em Congonhas. Além disso, o complexo viário que interliga Guarujá à capital do Estado favorece a logística de transporte e, desde já, constitui fator de estímulo às iniciativas que buscam facilitar o deslocamento dos milhares de turistas aguardados para a Copa do Mundo, em 2014, sem falar da crescente demanda de viajantes a negócios mobilizada pelo pré-sal.
De fato, causa indignação a todo profissional do turismo a falta de providências por parte das autoridades "competentes". Afinal, independente das reformas nas pistas do aeroporto internacional em Guarulhos, a nossa região possui aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. Demanda potencial que, somada à população da Região do ABCD, na Grande São Paulo, já é suficiente para justificar medidas urgentes no sentido de assegurar a utilização das instalações existentes para ampliar a rede de serviços em favor da aviação comercial.
Ricardo Roman Júnior
Presidente do Guarujá Convention and Visitors Bureau - GCVB