Ponte Santos-Guarujá será discutida no dia 4 de março
Dez entidades civis juntam-se ao poder público em audiência para discussão sobre a Ponte que ligará as cidades Santos e Guarujá.
O Centro de Convenções do Delphin Hotel Guarujá será palco da audiência pública que discutirá a ligação seca Santos Guarujá no próximo dia 4 de março. O evento tem por objetivo discutir todos os detalhes da obra, desde o traçado da ponte até questões técnicas sobre a execução da obra, que será realizada com recursos do Governo do Estado. A previsão é de que a construção fique pronta em 30 meses após o seu início. Não haverá cobrança de pedágio.
A comissão de entidades e associações que luta pela construção da ponte teve o apoio do deputado Paulo Alexandre (PSDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa a Ligação Seca Santos-Guarujá, que foi o intermediário entre as associações e os governos municipal e estadual, contribuindo para acelerar a aprovação do projeto. “O apoio do deputado Paulo Alexandre foi fundamental. Precisávamos que alguém levantasse a bandeira aqui na baixada. A construção da ponte é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades econômicas no município. A hora chegou e tem que ser agora”, diz João Marcelo Stuque, presidente da Aceg (Associação Comercial do Guarujá).
Esta já é a terceira audiência pública desde a criação da frente parlamentar, oficializada pelo Ato nº 44, da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 5 de junho de 2008. Para Hassen Ahmad Hammou, presidente CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a cidade será valorizada com a construção da ligação seca em todos os sentidos, favorecendo o comércio, o turismo e o mercado imobiliário. Porém, o presidente acredita que os envolvidos não devam se apegar em brigas políticas, pois foram elas que atrasaram o projeto todo esse tempo: “O importante é que todos se entendam para a ponte sair rapidamente”, declarou Hammou.
O evento será organizado pela Assembleia Legislativa, juntamente com a Frente Parlamentar, a Prefeitura Municipal de Guarujá, e a Câmara de Vereadores. São co organizadoras da audiência 10 entidades de classe e comunitárias da cidade: o Guarujá Convention & Visitors Bureau; o Rotary Club; a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG); e, o Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Guarujá. Também integram o grupo de organizadores a Subseção de Guarujá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá (AEAG); a União das Associações e Entidades Comunitárias e Assistenciais da Ilha de Santo Amaro (Unaisa); A Associação os Médicos e, a Associação dos Quiosqueiros do Guarujá.
“Foi um envolvimento surpreendente. Em menos de uma semana, já estávamos com o termo de adesão assinado por todas as entidades. O trabalho em conjunto na organização do evento só reforça a importância desse projeto para o município. Será uma obra que vai trazer empregos e turismo o ano inteiro para a cidade”, afirma o deputado Paulo Alexadre.
Para o presidente do Guarujá Convention e Visitors Bureau não faz sentido adiar um dia o anúncio das obras: “A cada dia as duas cidades e toda a Região Turística perdem a oportunidade de melhor atender a milhares de pessoas”, declarou Ricardo Roman Jr.
O secretário estadual de Transportes Mauro Arce também participará da audiência. Foram chamados os técnicos da Vetec Engenharia - empresa contratada pelo governo estadual, para que apresentem o resultado do projeto básico e esclareçam as dúvidas que envolvem a construção.
Para o presidente da AOB Guarujá, Frederico Antônio Garcia, a obra trará muito mais desenvolvimento para região “Será ótimo para a parte comercial mas principalmente para o turismo pela facilidade de acesso de pessoas de Santos, São Sebastião e principalmente São Paulo”, afirmou.
Histórico - A ligação seca entre as duas cidades foi idealizada em 1947 por Francisco Prestes Maia, autor do Plano Regional de Santos. Na época, o arquiteto e urbanista defendia, no mínimo, três novos acessos entre as duas cidades. Durante esse período, foram feitas várias tentativas para a realização da obra, mas todas fracassaram por falta de recursos e vontade política.
“Foi preciso mais de seis décadas para que o projeto saísse do papel. Um mérito do governador José Serra, que mais uma vez revelou uma visão desenvolvimentista. Quando todos criticavam e ironizavam a iniciativa, o governador foi adiante cumprindo todas as etapas necessárias para uma obra dessa grandeza”, disse Paulo Alexandre, enaltecendo também o apoio popular.
Por dia, cerca de 25 mil veículos e 15 mil ciclistas utilizam o sistema administrado pela Dersa. Mais de 80% dos usuários do sistema são de pessoas que se deslocam para trabalho e estudo. “Só que enfrenta diariamente a travessia de balsas sabe o quanto a ponte é importante”.
AUDIÊNCIA PÚBLICA “Construção da Ponte Santos Guarujá”
Dia: 4 de março (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Centro de Convenções do Delphin Hotel Guarujá
(Rua Almirante Tamandaré, s/nº, Praia da Enseada)