Presidente do GCVB comenta liberação de verbas para o aeroporto
Na última semana o Ministério do Turismo liberou R$975 mil para a Prefeitura de Guarujá iniciar as primeiras obras do Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista, que será instalado na Base Aérea de Santos.
“O prefeito Farid Madi, todos os empresários e lideranças da cidade têm se esforçado muito para que este antigo sonho dos cidadãos guarujaenses se torne realidade. E já foi dado um passo muito grande nesse sentido. Temos a certeza de que com o empenho da administração pública e da sociedade civil organizada teremos o aeroporto da nossa cidade em operação o mais breve possível”, disse Ricardo A. Roman Júnior, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.
Sobre o aeroporto
Os investimentos para a viabilização do aeroporto são estimados na ordem de R$ 22 milhões. As obras ocorrerão em três fases e a área ocupada será de 279 hectares, o equivalente a 279 mil metros quadrados. Serão construídos um terminal de passageiros, com capacidade para 300 pessoas, podendo ser ampliado futuramente, além de estacionamento de veículos, pista de taxiamento, pátio para aeronaves e a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.390 para 1.600 metros. Poderão trafegar pelo local, aeronaves com capacidade para até 150 passageiros. A gestão do aeroporto será municipal, mas a Prefeitura admite a possibilidade de participação da iniciativa privada. O projeto do aeródromo já recebeu parecer favorável dos técnicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), licença ambiental prévia pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (DAIA), ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, e o compromisso da Aeronáutica em ser favorável ao projeto, quando liberado pela ANAC.