O uso de cartões corporativos, hoje, é adotado pelas empresas do mundo inteiro. Sejam físicos (plásticos) ou virtuais (apenas o número da conta do cartão), as empresas têm registro de tudo o que foi gasto, facilitando a consolidação das informações. Além disso, ao utilizar um cartão, elimina-se o fluxo de papel, o tempo envolvido, a interrupção no tempo útil para colher assinaturas dos clientes e, sobretudo, adquire-se maior flexibilidade e segurança.
Porém, após a realização das despesas, seja com cartões corporativos ou qualquer outra forma de pagamento, os viajantes e as empresas têm um desafio adicional: decidir qual a melhor forma de analisar todas as compras efetuadas – passagens aéreas, hospedagens, alimentação, táxi, locação de automóveis, etc. , e tirar conclusões objetivas sobre esta e todas as outras despesas de viagens da empresa. Como cada corporação, que financia esses investimentos, tem a sua política de viagens, especificando o que está ou não coberto, o grande desafio é, além de reunir os respectivos comprovantes contábeis, controlar, organizar e conciliar os dados de acordo com esta mesma política.
Isto pode se tornar um grande problema se não houver uma equipe qualificada para conduzir este processo, em conjunto com a adoção de ferramentas eficientes de controle. Pensando nestes empecilhos, a Punto X, empresa do Grupo TX, lançou o software de prestação de contas denominado TEX (Travel Expenses), na plataforma de Cloud Computing, em parceria com a Amazon Web Services, que é a empresa líder mundial na prestação desse serviço.
“Estamos apostando neste segmento; a solução TEX já pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, de forma rápida e segura por milhares de usuários simultaneamente”, disse Avelino Alves, CEO do Grupo TX.
Ao se cadastrar no site (
www.puntox.com.br/tex) é possível acessar suas funcionalidades sem a necessidade de qualquer instalação. Os usuários podem também baixar a versão para smartphone e tablet, que agrega o envio das imagens dos comprovantes diretamente aos aprovadores.