Gestour Brasil realiza webnário com ABAV-SP, AVIESP-SP e SINDETUR-SP
Entidades reconhecem avanços obtidos com a conquista da Lei que regulamenta a atividade das agências de viagens no Brasil e unificam discurso pela rejeição dos artigos vetados
O Webinário (Seminário Virtual) sobre “As atividades das Agências de Turismo na nova Lei 12.974/14”, promovido pela Gestour Brasil, na noite da última quarta-feira (18/06), abordou diferentes aspectos relacionados ao tema. Com a participação dos presidentes da ABAV-SP, Constantino Karacostas; AVIESP, Marcelo Matera; SINDETUR-SP, Eduardo Nascimento e do consultor jurídico da ABAV-SP, Joandre Ferraz, o seminário virtual foi ancorado pelo CEO da Gestour Brasil, Vadis da Silva e contou com 501 inscritos, estando 18% deles sediados no estado de São Paulo e 72% em outras 23 unidades federativas do país.
Na oportunidade, a expressiva audiência nacional conheceu o teor de todos os artigos da nova Lei, inclusive aqueles que foram vetados pela presidente Dilma Rousseff, podendo interagir com os palestrantes por meio do envio de perguntas e comentários. A íntegra da Lei e as respectivas contestações aos vetos estão reunidas em um mesmo arquivo (eBook), disponível para download e sem custos no site www.gestoureventos.com.br.
O Webinário foi ao ar em tempo real, durante quase duas horas, com início a partir das 20h30, contando com a utilização de seis diferentes plataformas tecnológicas; 1.857 curtidas e 302 compartilhamentos no Facebook. Os números que descrevem a abrangência do evento virtual ganham maior relevância diante do reduzido período de divulgação, de apenas 48h, e, pelo fato dele ter sido realizado algumas horas antes de um feriado nacional (Corpus Christi). “Ampliamos e fortalecemos a atuação conjunta das agências de viagens em favor das ações empreendidas com sucesso pela ABAV Nacional”, resume o presidente da ABAV-SP.
Uma das questões levantadas foi motivada pelo fato da nova Lei proibir que aventureiros atuem no mercado de atividade agora restrita às agências de viagens e operadoras, referente à possibilidade ou não do guia de turismo efetuar a venda de opcionais. Em resposta, Joandre Ferraz esclareceu que a venda dos opcionais pelos guias de turismo é autorizada na medida em que esses guias atuem como prepostos de agências de viagens e operadoras de turismo. Sem fazer isso em nome de uma agência ou operadora, não há possibilidade de ser realizada qualquer venda. É ilegal.
O seminário virtual foi muito elogiado e acompanhado por grupos que se reuniram para o evento. “Parabéns, Sr. Vadis da Silva, por mais esse incrível evento virtual! Os Alunos do Curso Técnico em Hospedagem do Polo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG em Teófilo Otoni – MG estão de olho nesse evento”, escreveu a Bacharel em Turismo, Trycia Murta
“Democratizar e universalizar acesso ao conjunto de informações, de maneira a possibilitar o empoderamento de todos os interessados, independente da distância, são objetivos atingidos e que contribuem com o desenvolvimento do turismo nacional”, avalia Vadis da Silva.
Para aqueles que não puderam acompanhar o seminário em tempo real, o vídeo será disponibilizado gratuitamente, na íntegra e por tempo indeterminado nos próximos dias no endereçowww.gestoureventos.com.br.