Indicação de fonte para entrevista – Mauro Schwartzmann
Os números relativos ao crescimento do chamado turismo de negócios dão a dimensão do peso do segmento na economia do país e do mundo. O fenômeno da globalização, se por um lado permite interfaces em tempo real, à base de tecnologia digital via satélite, por outro exige a presença física dos executivos do mundo corporativo.
Emissários, comitivas e missões cruzam o planeta o tempo todo, seja para aquisição de massa crítica necessária à prospecção de novos negócios, seja para o fechamento de contratos, estabelecimento de parcerias, implementação de joint-ventures, tratativas bilaterais entre governos e demais pautas inseridas nas agendas internacionais.
No plano doméstico, dadas as dimensões continentais do Brasil, o fluxo de executivos acompanha a própria dinâmica do mapa econômico do país, num constante e crescente vai-e-vem, com impacto nos serviços de transporte aéreo, traslado terrestre, locação de veículos, hospedagem e todo o suporte correlato.
Para tratar dos temas e sub-temas acima esboçados, indicamos o empresário Mauro Scwartzmann, presidente do FAVECC – Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais. A entidade é detentora de estudos de abordagens metodológicas e técnicas de pesquisas quanti e qualitativas, que identificam as melhores oportunidades de negócios às agências associadas, clientes e parceiros.
Schwartzmann, além da legitimidade de responder pelos interesses do setor, está empenhado em coligir informações que permitam dimensionar, com precisão, o PIB do turismo de negócios no país.