Breve institucional - American Express
Fundada em 1850 como uma empresa transportadora de valores, a American Express é hoje uma empresa mundial de viagens e serviços financeiros, líder mundial em cartões de crédito e travelers checks. Em um século e meio, soube criar oportunidades de crescimento, modernizar-se e entender o que as transformações do mercado significavam para seus negócios.
A American Express tem presença global, com 1.700 escritórios de viagem em mais de 130 países e emite cartões em 52 países e moedas diferentes. Hoje, com mais de 42,5 milhões de cartões de crédito no mundo, aceitos em mais de 200 países e territórios, gera um volume de vendas superior a qualquer outro emissor e registra um novo estabelecimento afiliado a cada dois minutos.
A American Express no Brasil começou nos anos 80, quando a matriz, avaliando o potencial do mercado, optou pela abertura de uma unidade emissora de cartões no país. A equipe era composta por 10 pessoas e, em menos de 1 ano, já tinha uma centena de pioneiros. Na época, era preciso viajar pelo país explicando o conceito de cartão de crédito, uma ferramenta quase desconhecida aqui. O primeiro produto foi o American Express Card, o tradicional cartão verde, que foi lançado como patrocinador de um grande evento de arte moderna em São Paulo, já antecipando a preocupação da empresa com ações humanitárias e culturais.
A American Express introduziu no Brasil conceitos inovadores, divulgou a importância do turismo quando poucos percebiam o potencial dessa indústria e antecipou-se à abertura de mercado lançando o primeiro cartão internacional para empresas. Hoje tem um dos mais modernos centros de operações da América Latina, em Uberlândia-MG. No Brasil, American Express opera essencialmente Cartões de Compra e Crédito, Travelers Cheques e Cartões Empresariais e Agência de Viagens.