Projeto de Capacitação FAVECC e GOL ganha apoio de outras ABAVs estaduais
As tendências de mercado que compõem os diferentes modelos de remuneração baseados no FEE, impulsionadas a partir do indispensável e urgente reconhecimento do valor profissional do agente de viagens, alimenta a pauta do Projeto de Capacitação, realizado pelo FAVECC em parceria com a GOL, com o apoio das ABAVs regionais. Tocantins, Ceará e Rio de Janeiro são os próximos estados que serão contemplados. A novidade foi anunciada pelo presidente do FAVECC, Francisco Leme da Silva, durante coletiva de imprensa que aconteceu na tarde de sexta-feira (18/09/09), no 32 Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo.
“Queremos contribuir para o enriquecimento e a qualidade do trabalho profissional, não apenas das agências de viagens associadas ao FAVECC. O mercado de agenciamento e operações turísticas será cada vez mais forte se contarmos com empresas também cada vez mais fortes, aptas e competitivas”, destaca Leme. Para o presidente do FAVECC, a intenção do Programa de Capacitação é gerar resultados para o setor como um todo. “Estamos muito satisfeitos com a repercussão do projeto. Na primeira palestra, realizada no último dia 10 de setembro, em São Paulo, tivemos uma lista de espera com 85 pessoas. Por isso, além de marcamos o próximo treinamento, que será realizado segunda-feira (21), das 08h30 às 12h00, no Hotel The Time Othon Suítes, já prevemos abrir a terceira turma em São Paulo”, comemora.
O presidente da ABAV/SP, Edmar Bull prevê que metade dos estados brasileiros devem receber o treinamento até o final do ano. “No próximo dia 25 será a vez de Tocantins e logo mais devemos ter a data dos outros estados. Com o apoio que estamos recebendo da ABAV Nacional, temos certeza de que as nossas expectativas serão alcançadas”, afirma.
Para o gerente geral - comercial de negócios da Gol, Fabio Mader, apoiar esse tipo de projeto faz parte da filosofia da companhia aérea, que visa fomentar o turismo no Brasil. “Estamos muito satisfeitos com esta parceria e surpreendidos com os resultados que adquirimos em tão pouco tempo”, diz.
O instrutor do CICTUR - Calendário Integrado de Cursos de Turismo, Julio Verna, dedica 3 horas para apresentar aos participantes, conceitos básicos sobre a cobrança de serviços, orientando qual deve ser o posicionamento do agente de viagens que merece receber devida remuneração. “Esse profissional deve se valorizar e aprender que deve cobrar do cliente e não apenas dos fornecedores. Quando isso acontecer, ele vai perder a vulnerabilidade e a dependência financeira das companhias aéreas, dos hotéis etc. O FEE é uma tendência”, afirma. O conteúdo da palestra inclui os seguintes itens: Distribuição e intermediação no agenciamento de viagens; relacionamento com clientes e fornecedores; conceitos, vantagem e transparência na cobrança de serviço; requerimento básico para a cobrança dos serviços; geração de novas receitas e aumento das vendas por atendimento; modalidade de precificação e formas mais comuns da cobrança de serviços; processo de conversão: do rebate para o fee; a gestão de qualidade e a capacitação da equipe garantindo a receita; tecnologia como fator decisivo; manutenção da sustentabilidade financeira e tendências no mercado brasileiro e internacional.
Pesquisa de opinião
Todos os participantes das palestras serão convidados a responder um questionário de avaliação, criteriosamente elaborado para contribuir com o desenvolvimento e a eficácia do Projeto de Capacitação, identificando características e demandas específicas nas diferentes regiões do país. Os resultados, compilados e tabulados a partir da segunda turma realizada em São Paulo, serão divulgados, em âmbito nacional. "Assim, vamos contribuir com o aprimoramento constante da metodologia de treinamento e elevar o nível do debate sobre o tema, que é de grande interesse e importãncia para as agências de viagens em todo o país", opina Edmar Bull. Os profissionais interessados em participar da palestra, proferida gratuitamente, devem entrar em contato com a ABAV da sua região.