O FAVECC, em parceria com a Gol Linhas Aéreas e com apóio da ABAV/SP promoveu, na manhã desta quinta-feira (10), em São Paulo, a primeira palestra de capacitação sobre o FEE. Denominado “Cobranças de Serviços Para Agências de Viagens corporativas”, o evento superou a expectativa dos organizadores, que já planejam a segunda edição. “Além de preencher as 55 vagas, ainda tivemos uma lista de espera de mais 85 pessoas. Por conta disso, já estamos em busca de uma nova data para atender os que ficaram de fora”, comemora o presidente do FAVECC, Francisco Leme.
A capital paulista, no entanto, não será a única contemplada com o projeto. Através do apoio das ABAVs Regionais, a palestra deve, em pouco tempo, se expandir para o resto do Brasil. “A intenção é capacitar cerca de dois mil agentes de viagens em todo o país e a força das ABAVs será muito importante neste processo. Hoje apenas 20% das reservas aéreas são feitas de forma on line. Isso significa que 80% delas estão nas mãos dos agentes. Capacitar esses profissionais é fundamental para manter a qualidade no atendimento”, afirma o presidente da ABAV/SP e vice-presidente do FAVECC, Edmar Bull.
Para Gervasio Tanabe, gerente comercial corporativo da Gol, o treinamento é o principal incentivo que a Gol assegura ao agente de viagem nesta parceria com o FAVECC. Ele explica que o objetivo da Gol é difundir, em âmbito nacional, informações que promovam a capacitação profissional. "Como referência de qualidade em serviços para o mercado corporativo, o FAVECC empenha sua credibilidade ao projeto e realiza, na prática, uma importante contribuição setorial”, esmiúça.
Para participar da palestra não é necessário ser associado do FAVECC. Segundo Francisco Leme, o escopo da entidade é levar conhecimento e informação para todos os agentes de viagens, sem limitações. “Essa é a contribuição que podemos fazer em prol dos nossos profissionais e do mercado. As agências de viagens hoje são compostas por dois pilares: recursos humanos e tecnologia. Um não sobrevive sem o outro e para que esse entrosamento tenha sucesso é preciso acompanhar as oscilações do mercado e estar atento às próximas tendências”, complementa.
A palestra foi conduzida pelo instrutor do CICTUR (Calendário Integrado de Cursos de Turismo), Júlio Verna, que falou durantes três horas sobre a importância do FEE. Segundo o especialista, o agente de viagem não deve viver de comissões. Para ele, quem deve pagar à agência é o cliente e não o fornecedor. “Com o FEE não se ganha nem mais nem menos. A diferença que é deixamos de estar vulneráveis às comissões pagas pelos fornecedores, como as companhias aéreas, por exemplo. Assim colocamos um fim a essa dependência”, defende e vai além, “a agência que não migrar para o sistema de remuneração do FEE está fadada ao insucesso. Essa mudança faz parte do mercado. É uma tendência”.
Para as agências do futuro, Verna dá a dica: “comecem já a adotar o FEE em suas empresas. Assim, quando comissionamento acabar, você não vai mudar o ciclo virtuoso do seu negócios. Quem tem FEE é uma agência diferenciada. É eFEEciente”, brinca.
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