FAVECC divulga balanço de vendas do primeiro semestre de 2009
Agências associadas à entidade, referência no segmento de viagens de negócios, atingiram a marca de R$ 2,01 bilhões
O Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (FAVECC), entidade referência do setor de viagens de negócios, divulga na manhã de hoje (03/08) a análise de vendas das 25 associadas, relacionada ao primeiro semestre de 2009. Entre passagens aéreas, hospedagem, locação de carros, incentivos/eventos/convenções, pacotes/excursões, cruzeiros marítimos, cartões de assistência de viagens e outros itens de menor impacto, as agências FAVECC venderam R$ 2.013.144.105,76, valor 14,59% menor do que o registrado no mesmo período de 2008. As causas da queda são basicamente três: crise econômica, gripe suína e variação cambial.
As passagens aéreas nacionais, com 44,84% do total, são o principal produto comercializado pelas associadas, seguido por passagens internacionais (33,41%) e hotelaria nacional (12%). No primeiro semestre de 2009 foram vendidas 1.950.658 passagens nacionais e 323.938 internacionais, ao preço médio de R$ 462,79 e R$ 2.076,82, respectivamente. Com 53,73% do total, a TAM permanece como companhia nacional mais vendida, seguida por GOL (33,80%), OceanAir (3,68%), TRIP (2,55%), Webjet (2,17%), Azul (2,15%), Varig (0,05%) e outras (1,87%). No internacional, a TAM também foi a mais comercializada (20,10%), seguida por American Airlines (10,92%), Air France (8,10%), TAP (7,38%), Lufthansa (5,38%), Delta Airlines (4,72%) e Iberia (3,71%).
Na hotelaria, as redes Accor (9,28%), Atlantica (7,24%) e Blue Tree (4,51%) foram as mais vendidas. Contudo, os hotéis independentes somaram a maior fatia do bolo, com 45,91%.
No Top 10 dos destinos nacionais estão: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e São Luiz. Nos internacionais, Miami, Paris, Buenos Aires, Nova York, Madrid, Lisboa, Londres, México, Frankfurt e Milão.
“Os resultados são muito bons, embora menores do que os registrados no mesmo período do ano passado. A expectativa para o segundo semestre é de crescimento, visto que o país está lidando bem com a crise”, afirma Francisco Leme, presidente do FAVECC.
Fundado em 19 agosto de 1994, o FAVECC é composto por 25 dentre as maiores agências corporativas do país. A entidade está sediada em São Paulo e atua em todo território nacional, somando 70 filiais, 346 postos de serviços e 3.412 postos de trabalho.
Informações para a imprensa:
Agência AMIgo! Pressclub: www.pressclub.com.br
. Luiz Henrique Miranda: 9658-8766 / lhmiranda@pressclub.com.br
. Marily Miranda: 3873-5488 / marily@pressclub.com.br
. Alex Souza: 3873-5488 / redacao1@pressclub.com.br