Sistema Press Club
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Setor de viagens corporativas movimentou R$ 33,01 bilhões em 2008
Press Kit - FAVECC
Página principal do Press Kit  FAVECCEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Administração

Tamanho do texto: A+ A-


Setor de viagens corporativas movimentou R$ 33,01 bilhões em 2008

Os Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC) mostram que, em 2008, o mercado de viagens de negócios obteve faturamento total de R$ 17,46 bilhões, valor 6,78% superior ao registrado em 2007 (R$ 16,35 bilhões). O segmento inclui prestadores de serviços ligados à hotelaria, transporte aéreo e locação de automóveis.

Com o efeito multiplicador, a movimentação atingiu R$ 33,01 bilhões – 6,8% maior do que os R$ 30,9 bilhões alcançados em 2007. O IEVC foi divulgado no 4º LACTTE (Encontro Latino-Americano de Viagens Corporativas e Tecnologias) pelas seguintes entidades: FAVECC (Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais), ABGEV (Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas), FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e TMC (Travel Management Company).

O setor de transporte aéreo de viajantes corporativos obteve variação positiva na receita, com faturamento de R$ 9,15 bilhões – em 2007 foram R$ 8,58 bilhões -, que representa 52,44% do total da receita gerada pelas viagens de negócios. Com R$ 6,24 bilhões (em 2007 foram R$ 5,42 bilhões), o segmento de hospedagem representa 35,73% do total. Já o setor de locação de automóveis, com R$ 979,7 milhões contra os R$ 885,7 milhões de 2007, representa 5,61% do faturamento.

O IEVC mostra ainda que, em 2008, o setor de viagens corporativas gerou 227.254 empregos diretos e 254.524 indiretos (em 2007 foram 220.961 e 247.476, respectivamente), de acordo com o multiplicador de empregos calculado para o Brasil pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

Estudo realizado pelo professor Hildemar Brasil, Doutor de Economia do Turismo da ECA-USP, com o apoio de FAVECC, ABGEV, FOHB e TMC, o IEVC traça uma síntese econômica do mercado de viagens corporativas no Brasil.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Marily Miranda
AMIgo!
Assessoria de imprensa FAVECC
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 996588766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007