Sucesso inequívoco
Evento “Meios de Pagamentos de Hotelaria: Conheça os Benefícios e Mudanças para 2009” reuniu 400 profissionais e deixou claras as vantagens dos sistemas alternativos ao faturamento
Superando todas as expectativas, o evento “Meios de Pagamentos de Hotelaria: Conheça os Benefícios e Mudanças para 2009”, realizado ontem (11/12), no hotel Estanplaza International, reuniu cerca de 400 profissionais – esperava-se algo em torno de 300 – e atingiu seu principal objetivo: esclarecer dúvidas relativas a modelos de pagamentos de hotéis alternativos ao faturamento.
A fim de apresentar as vantagens de novos sistemas e deixar claro que não há complexidade na transição de modelos, o evento apresentou cases de duas grandes multinacionais, IBM e Carrefour, que utilizam cartão de crédito corporativo para as viagens de seus funcionários.
A IBM adotou o sistema em 2002, em âmbito global, e atualmente, apenas no Brasil, possui sete mil cartões corporativos. “Política de viagens não tem ligação com tamanho de empresa. Não importa se o empreendimento é de pequeno, médio ou grande porte. Todos têm de se organizar”, afirmou Ronaldo Almeida, gestor de viagens da IBM Brazil e Líder para a América Latina de Compras em Viagens Corporativas para a IBM Global.
Ao longo de sua apresentação, Almeida apresentou uma série de vantagens do modelo adotado pela IBM. Dentre eles: concentração de gastos em um único fornecedor, redução da burocracia, incentivos fornecidos pela bandeira do cartão de crédito e diminuição do trabalho e do tempo operacional.
De acordo com a coordenadora da área de Viagens Corporativas do Carrefour, Juliana Costa, a empresa decidiu pela mudança de sistema em 1º de julho, quando algumas das principais entidades do turismo anunciaram a intenção de substituírem o faturamento. “Para o Carrefour, as vantagens foram muitas. Nós passamos a controlar melhor as despesas dos funcionários, houve redução de fraudes e nos processos de adiantamento e reembolso e também há a cobertura do seguro”, destacou Juliana. Dos 67 mil funcionários do Carrefour no Brasil, três mil viajam constantemente.
Organizado por ABGEV, FAVECC, FOHB e TMC Brasil, representadas por Viviânne Martins (presidente ABGEV), Francisco Leme da Silva (presidente FAVECC), Roland de Bonadona (Presidente do Conselho FOHB), Antônio Bispo (vice-presidente FOHB) e Nelson Spielmann (presidente TMC), o evento reuniu parte do que há de mais qualificado no setor de viagens de negócios no Brasil, entre hoteleiros, gestores e agentes de viagens, empresários, bandeiras dos cartões de crédito, e empresas de TI. O sucesso de público foi tamanho que o hotel Estanplaza precisou acrescentar oito fileiras de poltronas às já acomodadas na Sala Belém.
A expectativa, agora, é que partir de 1º de janeiro todos os elos da cadeia produtiva possam trabalhar de acordo com as tendências do mercado.