Discurso - Despedida Mauro Schwartzmann FAVECC
Senhoras e Senhores, amigos do FAVECC, bom dia!
Diz a sabedoria chinesa (até homenageando os jogos de Pequim) que “uma longa jornada sempre começa com o primeiro passo”. Embora simples e óbvia, a colocação enseja refletir, fazendo um flash-back nos moldes do cinema, que a jornada que hoje se encerra para mim - enquanto presidente do FAVECC - teve o seu começo há dois anos.
Cheio de entusiasmo, de idéias e vontade de realizar, ali se dava o primeiro passo. Claro que não se tratou de uma jornada propriamente longa, como acentua o fraseado chinês. Mas posso assegurar que foi muito intensa e desafiadora. A maioria dos senhores estava presente naquele momento inaugural, trazendo não só o apoio como também ratificando as expectativas em relação à delegação que me conferiram.
Confesso minha sensação de que fiz muito menos do que quisesse fazer. E, talvez, menos ainda do que devesse fazer. Mas me alenta a certeza de que fiz, com o aval dos meus pares, aquilo que foi humanamente possível fazer.
O FAVECC é uma construção contínua, que será, doravante, tocada sob o comando do meu sucessor, Francisco Leme da Silva, a quem, desde já, desejo os votos sinceros de muito sucesso e uma gestão plenamente realizadora.
Para não fugir do protocolo, enumero de forma muito sucinta algumas realizações que se consumaram neste biênio que hoje se finda.
Um dos aspectos fundamentais para a entidade está no trabalho dos comitês e um dos pontos altos sempre foi, a meu ver, a constante e efetiva troca de informações, que culminaram com a criação do Comitê de Qualidade. Comprovou-se, uma vez mais, que o diálogo franco, balizado e consistente é fundamental para se alcançar a excelência dos serviços prestados aos nossos clientes – marca que cria distinção às agências FAVECC.
Tenho dever de mencionar a inclusão do Código de Ética no Estatuto do FAVECC, aprovado por unanimidade com a inclusão de dois itens muito importantes. O entendimento também prevaleceu para a viabilização do acordo TAM, a desregulamentação tarifária e o apoio do Fórum à decisão das Redes Hoteleiras de – finalmente - acabar com o faturamento de diárias. Este é um passo muito importante para a modernização e melhoria de processos, com redução de custos e riscos para todos. São avanços que esperamos estejam refletidos nos conteúdos do novo site, em início de construção. Não vou cansá-los com detalhes de tanto que aconteceu nesses dois anos. Certamente grande parte foi reportada nas reuniões e muitas dessas ações estão registradas nas atas.
Chegou o momento de me despedir como Presidente do FAVECC. É com muita satisfação que passo a Presidência ao amigo Francisco Leme da Silva. O Francisco, que muito bem conhece o peso do cargo de presidente, o tamanho da responsabilidade, o tempo que a entidade consome no nosso dia a dia, certamente está muito preparado para fazer uma excelente gestão. Só posso desejar a você – Chico – e a seus companheiros de diretoria uma ótima gestão.
Agradecimentos:
Espero não me esquecer de ninguém, o que invariavelmente pode acontecer em momentos de emoção.
Primeiro – até por respeito, reconhecimento e justiça – agradeço ao Goiaci, amigo velho que me convidou para sua Vice-Presidência 06 anos atrás e com quem aprendi muito. Obrigado pela confiança Góia.
Daiana, essa pessoa querida e tão especial, que tem uma memória impressionante, cuidadosa com tudo, me ajudou demais desde os tempos em que exerci a Presidência como vice do Góia e durante todos os dias deste mandato. Obrigado de coração a você.
Domingos, o executivo que entrou de cabeça, vive o FAVECC 24 horas por dia, entusiasta, pessoa de boa índole, pensa grande, porque o FAVECC é grande, me representou em diversos momentos melhor do que eu mesmo faria. Obrigado. Tenho certeza que ainda irá fazer muito pelo FAVECC.
Minha Diretoria – Agradeço ao Valmor, pessoa amiga, séria, dedicada, leal que fez excelente e importante trabalho, secretariando todas as reuniões e assembléias com muito critério, cuidado e máxima fidelidade. Muito obrigado. Agradeço ao Amauri, querido amigo, que teve participação importante em diversos momentos desse nosso mandato, com quem sempre troquei idéias e me aconselhei. Muito obrigado.
Edmar, embora ausente hoje, para minha tristeza, mas por causa da mudança da data desta assembléia não conseguiu conciliar a viagem já programada. Um dínamo, amigão, impressionante como me ajudou e procura ajudar a todos! Pessoa muito especial a quem deixo um profundo agradecimento e a quem gostaria de ver receber do Chico o próximo mandato de presidente do FAVECC.
Luiz Henrique – pessoa especial, de boa índole, bom caráter, com um conhecimento da profissão difícil de encontrar, parece até membro do FAVECC porque tudo que fez e que faz é feito com amor. O espaço que temos atingido na mídia é impressionante graças à sua competência, excelente relacionamento e respeito que conquistou como o grande profissional que é. Parabéns e obrigado por tudo. Aliás, já aproveito para agradecer também a...
Imprensa – Tive uma convivência excepcional com a mídia de modo geral. Um sem número de entrevistas, muitas delas coletivas, vocês acompanharam a excepcional cobertura que tivemos e só posso agradecer muito mesmo.
Aos Hoteleiros – Temos muito que agradecer o apoio que tivemos de diversas redes hoteleiras e de hotéis independentes. Mesmo em tempos de altíssima ocupação temos tido sempre esse apoio tão importante para nossas reuniões.
THE ROYAL PALM PLAZA – Em nome de todos os associados, muito obrigado a todos vocês meus amigos deste magnífico Resort, Antonio Dias, Armindo Dias, Ricardo Aly, Sandra Neumann e toda e essa valorosa equipe pelo apoio que sempre dão ao FAVECC e me sinto particularmente feliz por estar encerrando aqui o meu mandato na presidência. Tenho certeza que o investimento que fizeram e estão fazendo no FAVECC, além da amizade que se fortalece cada vez mais lhes traga muitos frutos, com a ocupação de muitos apartamentos e suítes e grandes eventos das nossas associadas. Obrigado de coração!
Entidades– Agradeço aos amigos presidentes das diversas entidades com quem me relacionei intensamente durante esses anos. Sinto-me particularmente muito feliz pelo ótimo ambiente que reina entre essas entidades e espero que muitos objetivos sejam atingidos com essa exemplar união.
Minha família – Não poderia ter tido mais apoio do que tive de minha mulher Juliana, de meu filho Rubens, do Cacá e da Marina. Todas as viagens que fiz - todo o tempo em que me ausentei de casa e da empresa para cumprir agenda da presidência durante esses anos - não me faltou nunca o apoio de cada um deles. Mas tive que prometer não me reeleger!
Muito bem, encerro agora agradecendo também a todos os associados, a todos que procuraram cumprir a agenda de reuniões mensais e participaram efetivamente das discussões e dos problemas do nosso negócio, agradeço especialmente aos que também se dedicaram e se dedicam ao trabalho sério, importantíssimo dos nossos comitês.
Mais uma vez os meus votos de profícua gestão à nova diretoria e meu desejo para que o FAVECC continue se engrandecendo - sempre como a melhor referência em viagens corporativas. Chico – agora é com você!
Obrigado e abraço a todos.
Mauro Schwartzmann
22 de Agosto de 2008