Embaixador Marcos Pinta Gama abre o 3º Ethanol and Sugar Summit
Na manhã desta sexta-feira, dia 18 de julho, em Londres, o Embaixador Marcos Pinta Gama, Representante Permanente do Brasil para Organizações Internacionais, abriu o 3º Ethanol and Sugar Summit – Brazil Day.
De acordo com o Embaixador, a experiência brasileira de diversificar a produção em açúcar, etanol e cogeração de energia é um exemplo importante para outros países produtores. Além de ser o produtor e exportador líder de açúcar, o setor sucroenergético brasileiro se destaca por produzir um biocombústivel avançado, quando se considera a diminuição de emissões de gases do efeito estufa.
O Diretor Executivo da ISO - Organização Internacional do Açúca, José Orive, um dos apoiadores do encontro, também falou na abertura do evento. Orive enfatizou que o Brasil é a maior potência agrícola do mundo. Além de ser, sem dúvida, o líder no mercado de açúcar e etanol. “O que o Brasil faz neste mercado exige que o resto do mundo observe para tomar posições”, diz o diretor. A ISO também agradeceu o Ministério das Relações Exteriores e a DATAGRO pela organização do evento, afirmando que a DATAGRO é a consultoria líder de mercado agrícola no mundo.
O objetivo principal do evento é apresentar ao longo do dia informações atualizadas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e sua posição no mercado global, além de discutir políticas públicas no Brasil e no mundo que afetam o setor. O Embaixador ressaltou a importância do evento para o mercado global, num ano importante, por conta das eleições presidenciais do Brasil em outubro. ‘Como o Brasil responde por mais ou menos metade do comércio mundial de açúcar, o que acontece no país é de extremo interesse para todos os diversos fatores do mercado global”, ressalta Marcos Pinta Gama.
O 3 ª Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day, organizado em conjunto pela DATAGRO e do Ministério das Relações Exteriores. Este ano, o evento conta com público recorde das três edições.